segunda-feira, novembro 08, 2010

Polícia de trânsito do sistema nervoso

O que faz com que os sinais nervosos se movimentem numa direção nos neurônios? É uma questão importante, uma vez que o sinal reflexo de um encontrão no joelho tem que ir em direção ao músculo adjacente e em direção ao cérebro, e não numa direção qualquer. Será que há algum tipo de polícia de trânsito que controla a localização dos sinais “Sentido único” nas células nervosas? De fato, existe. De acordo com uma notícia proveniente da Universidade da Geórgia, é a enzima MEC-17. Mas como é que os neurônios sabem em que direção enviar os sinais? Aparentemente a tal MEC-17, que foi estudado nos nematóides, nos peixe-zebra e nas células cancerígenas, é responsável por colocar os sinais de trânsito – chamados de marcas de acetilação – nas autoestradas celulares construídas de microtubos. Os caminhos com níveis superiores dessas marcas estão na zona de envio, e as zonas com níveis inferiores estão na área receptora.

Quando as marcas não são montadas corretamente, coisas ruins acontecem: o peixe-zebra desenvolve defeitos neuromusculares e os humanos ficam sujeitos a doenças neurológicas debilitantes como a doença de Parkinson, Alzheimer e a doença de Huntington. Essa descoberta pode conduzir a novas estratégias de tratamento ao se aumentar ou diminuir a ação do MEC-17.

Ao notar que o MEC-17 funciona da mesma forma em animais tão diversos como os nematóides, os peixes ou os seres humanos, os pesquisadores deduziram que “esse processo de acetilação dos microtubos usando o MEC-17 é uma função evolutivamente conservada. “Conservada” significa: “não evoluiu”.

Afirmar que algo está “evolutivamente conservado” é o mesmo que dizer “entortadamente direita”. É uma frase sem sentido que não nos pode enganar e nos levara pensar que tem algum sentido.

Essa descoberta coloca mais ênfase no fato de as coisas não acontecerem por acaso; partes específicas são necessárias para a funcionalidade.

Uma pergunta que a equipe de pesquisa não considerou foi: O que controla o MEC-17? Se essa enzima coloca sinais, quem é o “capataz”? Não estamos controlamos conscientemente esse sistema; ele funciona sem o nosso conhecimento. Isso é como a regressão infinita: Quem observa os observadores? A hierarquia de design eventualmente tem que parar no Designer que é onisciente e onipotente.

A artificial aversão que os evolucionistas têm de Deus faz com que eles não falem muito sobre as rotinas que controlam o MEC-17.

(Darwinismo)