sexta-feira, dezembro 10, 2010

E Deus com isso?

A Folha de S. Paulo informa hoje que a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) inicia hoje uma Campanha publicitária para dizer que Deus pode não existir. As peças de propaganda com frases como “Religião não define caráter” e “A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas”, circularão em ônibus de Salvador e Porto Alegre por um mês.

“A campanha teve início no Reino Unido em 2009 e se espalhou por outros países, com resultados distintos. Nos EUA e na Espanha, a iniciativa deu certo, provocando a esperada polêmica. Na Itália, a veiculação foi proibida. Na Austrália, a companhia responsável por anúncios em ônibus se recusou a exibi-los”, escreve Hélio Schuwartsman. “Algo parecido aconteceu em São Paulo. Depois que conheceu o conteúdo dos anúncios, já após a assinatura do contrato, a empresa que os veicularia se negou a fazê-lo, alegando que a legislação proíbe temas religiosos”.

A notícia informa também que “metade dos cerca de R$ 10 mil utilizados na campanha brasileira vem de pequenas doações e de recursos da própria instituição. A outra metade vem de um único doador paulista que prefere permanecer anônimo”.

Isso me fez lembrar aquela história dos dois rabinos que invadem a madrugada discutindo a existência de Deus e, depois de umas taças de bom vinho, concluem que Deus não existe. Já tarde da noite cada um vai para o seu aposento, mas como de costume acordam bem cedo. Um deles, entretanto, não se apresenta para o desjejum. O outro sai à sua procura vasculhando a casa, e logo encontra o amigo no jardim fazendo seu rito matinal. Ele tem a cabeça coberta com o solidéu, os ombros com o tallit, o manto de orações, e em voz alta repete o Shacharit e o Shema.

– O que você está fazendo?

– Minhas orações matinais - responde o outro com naturalidade.

– Mas nós não concluímos que Deus não existe?

– E o que é que Deus tem a ver com isso?

(Ed René Kivitz)

Nota: Curioso colocarem a foto de Hitler num dos cartazes da campanha. Leia "Hitler e Darwin" para entender o paradoxo. Quanto às demais fotos, digo apenas que nunca vi outro livro senão a Bíblia transformar bandidos em pessoas de bem, e desde que estudo a Bíblia, entendo que o Deus apresentado nas páginas dela é quem nos convida a pensar, analisar, julgar, discernir e escolher. Mais uma vez os ateus militantes desperdiçam dinheiro que poderia ser usado em milhares de causas verdadeiramente nobres.[MB]