segunda-feira, janeiro 31, 2011

Identificado o relógio biológico de todas as formas de vida

Cientistas identificaram o mecanismo que controla o relógio interno de todas as formas de vida, o que segundo eles pode levar à explicação de doenças como diabete, depressão e câncer em pessoas que trabalham em regime de plantão. Os trabalhos das universidades britânicas de Cambridge e Edimburgo, publicados na quarta-feira na revista Nature, sugerem que o relógio circadiano (que marca ciclos de 24 horas) encontrado em células humanas é igual ao de algas, e existe há milhões de anos nas formas de vida terrestres [segundo a escala de tempo evolucionista]. No primeiro estudo, de Cambridge, os cientistas descobriram pela primeira vez que glóbulos vermelhos do sangue possuem um ritmo de 24 horas. Isso é significativo, disseram eles, porque sempre se imaginou que os ritmos circadianos estivessem ligados ao DNA e à atividade genética. Só que, ao contrário da maioria das outras células do organismo, os glóbulos vermelhos não possuem DNA.

“As implicações disso para a saúde são múltiplas. Já sabemos que relógios perturbados [...] estão associados a distúrbios metabólicos como diabete, problemas de saúde mental e até câncer”, disse Akhilesh Reddy, que comandou o estudo. “Ao aprofundar nosso conhecimento sobre como o relógio de 24 horas funciona nas células, esperamos que as ligações [...] fiquem mais claras.” [...]

O outro estudo, de Edimburgo, descobriu um ciclo semelhante de 24 horas em algas marinhas, o que sugere que os relógios biológicos sempre foram importantes, mesmo para formas antigas de vida.

Andrew Millar, que comandou esse estudo, disse que o trabalho mostra que os relógios biológicos estão sendo mantidos ao longo de 1 bilhão de anos de evolução [sic]. “Eles devem ser bem mais importantes e sofisticados do que percebíamos anteriormente”, disse ele, acrescentando que é necessário realizar mais pesquisas para determinar como e por que esses relógios se desenvolveram nas pessoas, e qual o papel deles no controle dos nossos organismos.

(O Globo)

Nota: É importante frisar que o último parágrafo dessa reportagem é pura especulação darwinista. Na verdade, essas pesquisas podem ser interpretadas de outra maneira: Deus criou nosso planeta para funcionar em ciclos de 24 horas (os dias da Criação tiveram também essa duração, contando a tarde e a manhã de cada dia). Os seres humanos precisam de repouso entre um ciclo e outro (o recomendado é de sete a oito horas por noite). E mais: não devemos esquecer que há também o ciclo de sete dias. Confira aqui.[MB]