sexta-feira, janeiro 07, 2011

Homens olham primeiro o rosto ou o corpo das mulheres?

O que primeiro atrai os homens em uma mulher? O rosto bonito ou o corpo em forma? A resposta depende. Segundo uma pesquisa da Universidade do Texas, quando o homem busca uma relação a curto prazo, ele repara no corpo. Se ele está atrás de uma relação a longo prazo, como um namoro ou até casamento, o rosto da mulher vira o foco de sua atenção. De acordo com o estudo, as mulheres se interessam primeiro pelo rosto de um possível parceiro mesmo quando estão em busca de relacionamentos curtos. A pesquisa, publicada na revista científica Evolução e Comportamento Humano, buscava entender a relação de preferência entre corpo e rosto no imaginário masculino. “Existem termos pejorativos para mulheres que têm o corpo bonito e o rosto feio, e isso estimulou nossa pesquisa sobre como a atração corporal difere da atração facial”, explica a psicóloga Jaime Confer, co-autora do estudo.

Os pesquisadores mostraram para 375 estudantes universitários uma representação de uma pessoa do sexo oposto cujo rosto e corpo estavam escondidos. Metade dos participantes foi instruída a avaliar as imagens como um parceiro em potencial a curto prazo e a outra metade foi orientada a considerar a imagem como um parceiro em potencial para uma relação duradoura. Eles só poderiam descobrir o rosto ou o corpo da imagem, não as duas partes.

Os resultados mostraram que 51% dos homens que deveriam ter a relação curta, de apenas uma noite, decidiram olhar para o corpo na imagem. Por outro lado, 75% dos homens instruídos a ter uma relação duradoura decidiram olhar para o rosto nas imagens escondidas.

(Galileu)

Nota: É o tipo de pesquisa que nos ajuda a refletir na espécie de vestuário que os cristãos devem usar levando em conta o tipo de reação que querem causar no sexo oposto. Em grande parte, somos responsáveis pela maneira como nos vêem, e mais: na maneira como veem o cristianismo que professamos.[MB]

Leia também: “Importa realmente o que vestimos?”