segunda-feira, janeiro 17, 2011

Lança teu pão sobre as águas

Em Eclesiastes 11:1 está escrito: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” Nos tempos bíblicos, semear o trigo equivalia a garantir o pão de cada dia. Os agricultores aproveitavam a época das chuvas para lançar as sementes, na esperança de, meses depois, colher o alimento vital. Assim, primeiramente o texto fala de uma realidade: lançando o pão (semente) sobre as águas, depois de muitos dias, ele era colhido. Mas o texto também pode ser entendido de maneira figurada como o ato de semear a boa Palavra de Deus entre as pessoas (simbolicamente comparadas a águas, em profecias). Nas últimas férias, em Santa Catarina, pude ver como esse texto é verdadeiro.

Em 1998, fui chamado para trabalhar na Casa Publicadora Brasileira, o que forçou minha esposa e eu a deixarmos o Sul e mudarmos para Tatuí, no interior do Estado de São Paulo. Cerca de um ano antes disso, nós dois começamos a ministrar estudos bíblicos para um grupo de quatro pessoas: Simone, Alessandra e Salete (ex-colegas de trabalho da minha esposa na creche em que elas trabalhavam) e o Pedro Daniel, esposo da Salete. Era uma classe bíblica que nos dava muito prazer dirigir. Eles eram muito interessados em aprender as verdades contidas nas Escrituras e, com o tempo, nos tornamos verdadeiros amigos. A despedida não foi fácil, mas tivemos a alegria de ver a Simone e a Alessandra serem batizadas antes de nos mudarmos. Algum tempo depois, foi a vez do Daniel e da Salete serem batizados.

O tempo passou e, graças a Deus, todos os nossos ex-alunos permaneceram firmes e atuantes na igreja. Na época dos estudos bíblicos, os três filhos do Daniel e da Salete eram bem pequenos. O Filipe, mais velho, era um simpático garotinho. A filha da Alessandra, a Monique, era uma linda menininha loira. Nossa surpresa e maior alegria nessas férias foi encontrar na igreja adventista do bairro Rio Grande, em Palhoça, parte daquele grupo de estudos de mais de dez anos atrás. O Daniel, a Salete e a Alessandra estão ajudando a igreja que está em fase inicial naquela localidade. E quem são os líderes da congregação? O Filipe e a Monique, que estão noivos! (Eles estão no centro da foto acima.)

A semeadora feita há mais de uma década ainda está dando frutos, para a glória de Deus! E sou grato a Ele por nos permitir ver, mesmo aqui deste lado da eternidade, o resultado dos nossos esforços e ter a certeza de que, no Senhor, “o [nosso] trabalho não é vão” (1Co 15:58). Amém!

Michelson Borges