quarta-feira, janeiro 05, 2011

Stephen Hawking sabe sobre o adventismo

O cientista Stephen Hawking, considerado o maior físico ainda em vida e quase comparável a Einstein, tem chamado atenção por suas recentes (e contraditórias) declarações. Algum tempo atrás, o físico anunciou descartar Deus no papel da criação do Universo, contrariando o que escreveu em seu livro Uma Breve História do Tempo, de 1988, no qual afirmou que uma criação divina é compatível com a ciência. Há alguns dias, recebi e-mail do pastor Erton Köhler, intitulado “Tempo de sair deste mundo”, em que trechos das citações de Hawking foram usados para mostrar como os seres humanos, mesmo os céticos, veem o colapso iminente do planeta e da civilização, e a única esperança de deixar a Terra como forma de sobreviver.

O que poucos sabem é que o referido físico tem pleno conhecimento da mensagem adventista, através do movimento milerita do século XIX. Hawking utilizou a história de Guilherme Miller como introdução para o capítulo “The future of the Universe”, do livro Predicting the Future (Cambridge University Press, 1993). Leo Howe e Alan Wain foram os organizadores desse livro, e apenas esse capítulo é de autoria de Stephen Hawking. Segue o trecho do livro (tradução livre do autor do blog):

“Um número de datas foram marcadas para o fim do mundo. Até agora, todas elas passaram sem incidentes. Mas os profetas também tiveram uma explicação para suas aparentes falhas. Por exemplo, Guilherme [William] Miller, o fundador dos adventistas do sétimo dia [não é bem assim], predisse que a Segunda Vinda ocorreria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Quando nada aconteceu, a data foi revisada para 22 de outubro de 1844. Quando essa data também passou sem nenhum incidente aparente, uma nova interpretação foi dada. De acordo com ela, 1844 fora o início da Segunda Vinda. Mas, primeiro, os nomes no Livro da Vida teriam que ser contados. Só então viria o Dia do Juízo àqueles que não estão no livro. Afortunadamente, para o resto de nós, a contagem parece que está tomando um longo tempo. É claro, as predições científicas podem não ser mais confiáveis que aquelas dos oráculos e profetas [...]”

É uma pena notar que Hawking teve tanto conhecimento sobre a mais solene e preciosa verdade para os últimos dias e simplesmente deixou-o escorrer pelos dedos. Quando o homem resiste ao Espírito Santo, Sua voz se torna cada vez mais baixa a ponto de aquele se encontrar, finalmente, em total rebeldia contra Deus.

Hawking está vivo, portanto, ainda tem esperança, caso mude o coração. Se optar por continuar no caminho ousado do ceticismo, perderá para sempre a oportunidade de desvendar os inimagináveis segredos do Universo, que Deus tem guardado para aqueles que O amam (1Co 2:9).

“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (Jo 14:18).

(Em Defesa da Verdade)