quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Osso do pé revela que "ancestral" Lucy andava ereto

Um osso fossilizado do arco do pé, encontrado na Etiópia, revela que os ancestrais humanos andavam eretos 3,2 milhões de anos atrás [segundo a cronologia evolucionista] e não eram mais escaladores de árvores, segundo estudo publicado na edição desta quinta-feira da revista Science. O osso pertence a um conjunto do famoso hominídeo Lucy, cuja espécie, o Australopithecus afarensis, vagou pelo leste da África, e seria a primeira evidência de como eles costumavam se deslocar por lá. “Este quarto metatarso é o único conhecido do A. afarensis e é uma peça chave da evolução remota da forma única com que os humanos caminham”, disse William Kimbel, coautor do estudo na Universidade do Estado do Arizona. O arco do pé serviria como alavanca para sair do chão no início de uma caminhada e para absorver o impacto quando o pé volta a pisar, sugerindo que o pé de Lucy era parecido ao nosso.

Os símios têm pés mais planos, flexíveis e dedos grandes que lhes permitem se agarrar às árvores, atributos que não estão presentes no A. afarensis. “Compreender que os arcos dos pés apareceram muito cedo na nossa evolução mostra que a estrutura única dos nossos pés é fundamental para a locomoção humana”, disse a coautora do estudo, Carol Ward, da Universidade do Missouri.

Uma espécie mais velha, o Ardipithecus ramidus, da Etiópia, é o tipo mais remoto de homem moderno do qual os paleontólogos descobriram vestígios significativos de esqueleto. Ele viveu 4,4 milhões de anos atrás [idem], mas seus pés, mais semelhantes aos de um símio, indicam que caminhava ereto apenas parte do tempo.

(UOL Notícias)

Nota: É interessante notar como a descoberta de um único osso pode mudar totalmente teorias “bem estabelecidas”. A verdade é que humanos não têm ancestrais e sempre andaram em pé. A imagem acima é pura ficção. Uma reconstituição imaginária. O que temos de Lucy são os fragmentos vistos na foto ao lado. Note que da cabeça restou apenas parte do maxilar, mas a ilustração acima mostra o formato, as feições e o tamanho da cabeça. A intenção é sempre a mesma: humanizar os macacos e macaquizar os humanos.[MB]

Leia também: "Observe bem: este é seu 'novo parente mais antigo'" e "Estudo diz que Ardi não é ancestral do homem"