segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Primeiro tuitaço criacionista do ano é destaque nos TTs

O tuitaço (campanha de divulgação em massa de conteúdos na rede social Twitter) com a tag #religiaoeciencia, promovido pelo blog www.criacionismo.com.br, mobilizou milhares de tuiteiros e conseguiu manter o assunto nos Trend Topics Brasil (TTs) por mais de 24 horas, a partir das 18h do dia 26 de fevereiro.

Durante a semana que antecedeu o evento virtual, foram veiculadas mensagens incentivando os participantes e estimulando-os a tuitar conteúdos respeitosos, com o objetivo que mostrar que ciência (método) e religião bíblica não são áreas contraditórias, mas podem ser complementares. O blog www.criacionismo.com.br publicou banners com a foto de cientistas famosos que acreditavam em Deus e fizeram boa ciência. A frase comum em todos os banners foi: “[Nome do cientista] conseguiu compatibilizar a fé religiosa com o conhecimento científico.”

Na primeira meia hora do tuitaço, a tag #religiaoeciencia ficou entre os primeiros assuntos destacados nos TTs, chegando a primeiro lugar e mantendo a posição em vários momentos durante a noite e no dia seguinte. A reação de alguns descrentes não tardou a ocorrer e muitos internautas tuitaram até mensagens desrespeitosas contra os criacionistas, mas estes mantiveram o bom nível e publicaram mensagens respeitosas. Muitas pessoas também elogiaram o evento por ter possibilitado a discussão de um assunto sério no Twitter.

Uma das maiores vantagens dos tuitaços promovidos por adventistas têm sido a motivação dos membros da igreja ao trabalho missionário virtual, sem contar o fato de que, com essas iniciativas, cria-se uma cultura de bom uso da internet, especialmente nas horas do sábado.

(Felipe Lemos, ASN)