quarta-feira, março 30, 2011

Erro de sinaleira de York

“Muitos cristãos caem no que J. I. Packer chama de ‘Erro de sinaleira de York’. No pátio de manobras de trem na cidade de Nova York, há um centro de controle contendo um painel eletrônico que mostra, por meio de luzes, a posição de cada trem no pátio de manobras. Na torre de controle, alguém que vê o painel todo pode entender exatamente por que um trem específico foi colocado num determinado lugar ou por que outro trem ficou num desvio em outro lugar, ainda que, para alguém que fica no mesmo patamar dos trilhos, os movimentos dos trens podem parecer inexplicáveis. O cristão que quer saber por que Deus permite cada fracasso em sua vida tem pedido, diz Packer, para estar na ‘caixa de sinal’ de Deus. Todavia, tanto em tempos bons como maus, não temos acesso a ela. Portanto, é inútil nos torturarmos tentando descobrir a razão pela qual Deus permitiu que este ou aquele desastre abatesse nossas vidas.”

(J. I. Packer, Knowing God, p. 110, 111, citado por William Lane Craig, Apologética Para Questões Difíceis da Vida, p. 75)

Nota: Quando li o texto acima, lembrei-me do querido amigo Pr. Moisés Biondo, que na manhã desta terça-feira perdeu a filhinha de um ano e meio. Não que ele seja desse tipo de cristão vacilante, descrito por Packer. Longe disso. Admiro a fé e a dedicação do casal Biondo à causa de Deus. Lembrei-me deles porque cada vez que situações tristes e trágicas sobrevêm aos filhos de Deus, devemos nos lembrar de que o Pai tem tudo sob controle. Temos apenas que confiar mais do que nunca nAquele que convida: “Lançai sobre Deus toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1Pe 5:7). Aos amigos Moisés e Fernanda quero dizer que logo, muito em breve estaremos brincando com a pequena Isabelle nas ruas de ouro. Mais cedo do que imaginamos, terá fim nossa peregrinação neste vale de lágrimas. Então receberemos o abraço do Salvador e veremos cumprida a promessa feita por meio de Ellen White: "Ao surgirem os pequenos, imortais, de seu leito poento, imediatamente seguirão caminho, voando, para os braços maternos. Reencontrar-se-ão, para nunca mais se separarem" (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 260).[MB]