terça-feira, março 29, 2011

Homofobia, não. Mulher objeto, tudo bem...

Deu no portal Terra: “Um comercial de cachaça desenvolvido por uma agência de publicidade brasileira tem gerado polêmica ao sugerir aos pais o consumo da bebida para aceitar a homossexualidade do filho. A peça foi veiculada no portal Ads Of the World e no site de notícias americano Gawker, onde foi chamada de ‘anúncio mais homofóbico da semana’. Segundo a Agência3, de onde o comercial partiu, ele foi passado aos sites por uma dupla de criadores sem autorização e sem a marca saber. A empresa disse que não veicula nem aprova a campanha. O fabricante da cachaça afirmou desconhecer o anúncio e que nunca o autorizou, além de desaprovar seu conteúdo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. Em inglês, a propaganda da cachaça Magnífica, fabricada em Miguel Pereira, região metropolitana do Rio, indica dois jovens identificados como ‘your son’ (seu filho) e ‘your son’s buddy’ (o camarada do seu filho) assistindo ao filme ‘O Segredo de Brokeback Mountain’, de And Lee, sobre o amor entre dois caubóis gays. E encerra com a frase ‘If you gotta be strong, we gotta be strong’ (Se você tem de ser forte, nós temos de ser fortes). Para Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, a propaganda promove o preconceito.”

Nota: A homofobia e quaisquer atitudes discriminatórias devem ser combatidas, não resta dúvida. Mas por que quase ninguém protesta quando certos comerciais (especialmente de cerveja) comparam a mulher a um objeto de consumo? Dois pesos e duas medidas? As imagens abaixo, por exemplo, somente foram criticadas em sites e blogs especializados em crítica de mídia.[MB]