quarta-feira, março 16, 2011

Japão vive cenário de guerra

Entre as tragédias que se sucedem – terremoto, tsunami, vazamento radioativo – o Japão vê outro problema crescer: o desabastecimento. Nos mercados, as prateleiras estão cada vez mais vazias, e quase já não há produtos como comida pronta, arroz, macarrão instantâneo, enlatados, carnes e biscoitos. A maioria dos restaurantes do país está fechada, e muitos hotéis deixaram de servir o café da manhã. Lanchonetes de rua servem apenas café, por falta de suprimentos. Os postos de gasolina estão abastecendo apenas os veículos envolvidos nas operações de emergência. Enquanto suprimentos começam a ser destinados às áreas mais afetadas, sobreviventes e equipes de resgate estão tendo de enfrentar neve e frio abaixo de zero.

Alimentos e bens de primeira necessidade chegarão aos abrigos por helicópteros do Exército. Os desabrigados vivem em escolas, ginásios e casas que resistiram aos tremores e ao tsunami.

O número oficial de mortos na tragédia é de 3,5 mil pessoas, o que deve subir bastante, já que muitos corpos foram encontrados no litoral e ainda não foram identificados.

A autoridade nuclear francesa classifica a catástrofe no Japão como sendo de nível seis, em uma escala que vai até sete. Já o Japão classifica o incidente como sendo de nível quatro.

(Opinião e Notícia)

Em tempo: “Terremoto de magnitude 5,3 atinge República Dominicana” e “Japão: União Europeia fala em ‘apocalipse’”