quinta-feira, abril 14, 2011

Cineasta diz ter encontrado pregos da cruz de Jesus

Um documentarista afirma que dois pregos encontrados [na] tumba de um sacerdote podem ter sido usados na crucificação de Jesus Cristo. A afirmação causou polêmica entre os arqueologistas [sic]. Um dos pregos estava dentro de um ossuário que tinha a inscrição “Caifás”, nome do sacerdote que entregou Jesus aos romanos, segundo a Bíblia. Outro prego estava no chão da tumba. Eles foram encontrados em 1990, durante uma escavação na região montanhosa de Armon Hanatziv, a seis quilômetros ao sul da cidade antiga de Jerusalém. Os artigos contidos no ossuário foram levados para um laboratório da Universidade de Tel Aviv, em Israel, onde passaram por estudos. Os pregos de ferro, que medem oito centímetros cada um, foram datados de dois mil anos atrás.

O cineasta Simcha Jacobovici, nascido em Israel e naturalizado canadense, deu entrevista ao periódico britânico The Telegraph. Ele disse ter evidências muito fortes de que os pregos foram usados na cruz de Cristo, mas admitiu não ter certeza disso. O assunto é tema do seu documentário Nails of the Cross (Pregos da Cruz, em inglês), quer será transmitido por uma TV israelense e pelo canal History Channel.

A Autoridade de Antiguidades de Israel, que supervisionou a escavação, disse que nunca foi provado que Caifás foi enterrado nessa tumba. Além disso, especialistas da instituição comentaram que pregos são facilmente encontrados em tumbas. Arqueologistas [sic] da Universidade de Tel Aviv também questionam a falta de fundamento científico para afirmar que os pregos realmente foram usados na crucificação de Cristo.

(National Geographic Brasil)

Nota: Bem que eu gostaria que fosse verdade, mas meu ceticismo me faz ficar com os dois pés atrás. Em seu Twitter, o especialista em arqueologia Dr. Rodrigo Silva disse: “Sobre supostos pregos da Cruz encontrados pelo cineasta Simcha Jacobovici: ele me lembra os caçadores de relíquias da Idade Média. Há uma ironia atribuída a Lutero que diz: “Há tantos ossos de santos na Europa que só na Espanha posso achar 15 dos 12 apóstolos!” Em Filosofia, a gente fala de pessoas cegas num quarto escuro buscando um gato preto que não existe. Mas Simcha diria ter encontrado o gato!”[MB]