sexta-feira, abril 15, 2011

Conheça os segredos de quem passa dos 110 anos

[A mesma edição da revista Superinteressante que traz uma matéria de capa “apocalíptica” admitindo o aumento das tragédias “naturais”, fala sobre os segredos da vida longa e destaca os adventistas de Loma Linda. Leia alguns trechos aqui:]

“Os bons hábitos são tão determinantes que, quando são adotados por todos, criam-se bolsões de longevidade. Talvez o melhor exemplo seja Loma Linda, na Califórnia, onde um grupo de adventistas vegetarianos não fuma, faz exercícios regularmente, dedica muito tempo à família - basicamente a receita da longevidade. Como consequência, eles têm uma expectativa de vida de 85 anos, 10 anos a mais que a média americana. Além disso, o que é notável em se tratando de 11 décadas queimando neurônios, só 20% tiveram perdas neurológicas - 80% estão totalmente lúcidos. Baseados em testes de personalidade, os médicos de Boston apontam ainda que poucos são neuróticos e a maior parte é extrovertida. [...]

“Sim, longevidade também vem de berço: mais da metade dos centenários têm parentes que atingiram os 100 anos ou mais. Mas bons hábitos como nutrição de qualidade, atividade física regular e uma boa quantidade de sono podem até mudar a estrutura genética. Sério: a forma como se vive pode atrapalhar ou ajudar na replicação de células e até encurtar ou alongar telômeros - estruturas que formam as extremidades dos cromossomos e são essenciais na replicação de células.

“Estudos em camundongos mostraram que uma dieta equilibrada, com redução de calorias em 30%, faz eles viverem o dobro do tempo e os torna quase imunes a diabetes e câncer. A máxima ‘quanto mais velho você está, mais doente você é’ deveria ser adaptada para ‘quanto mais velho você está, mais saudável você foi’.

“Se é para apontar uma regra para se viver mais, os geriatras fazem coro: o importante mesmo é se manter ativo física e mentalmente. Os mais velhos devem evitar o sedentarismo e, mesmo que a pessoa pare de trabalhar, nunca pode deixar de exercitar o raciocínio, a mente, seja participando de projetos, seja lendo livros ou fazendo quebra-cabeças. Até o acompanhamento psicológico é importante para evitar doenças como depressão, que também pode ser uma porta de entrada para outras patologias.”

Leia também: "Adventistas como objeto de estudo", "Seja um adventista e viva mais, afirma Daily Mail", "Entrevista exclusiva: Ana Paula Padrão", "Documentário: Os Adventistas" e "Morre aos 114 anos nos EUA o homem mais velho do mundo"