Um novo alerta apocalíptico chegou ao País com um aviso: o fim pode estar mais próximo do que se imagina. Um grupo cristão dos Estados Unidos e com representantes em Belo Horizonte está rodando o Brasil para divulgar a tese de que o juízo final está marcado para 21 de maio de 2011 - e não para 2012, segundo a popular profecia feita pelos Maias. Com propagandas até nas traseiras de ônibus, os evangélicos da Family Radio fazem malabarismo com números e datas da Bíblia para garantir que há provas de que o mundo vai acabar nos próximos meses. No Rio de Janeiro, um grupo vestido de branco circulou pelas ruas do centro com placas que alertavam para o fim do mundo. Há semanas, ônibus regulares circulam com os enigmáticos dizeres “21/05/2011: Deus vai trazer o dia do julgamento”.
A previsão bíblica [sic] foi interpretada pelo americano Harold Camping, responsável pela Family Radio, que tenta emplacar um apocalipse pela segunda vez em sua carreira de profeta. Nos anos 1990, ele publicou um livro em que dizia haver “alta probabilidade” de Cristo voltar à Terra no dia 6 de setembro de 1994 para julgar os homens. Um grupo se reuniu em uma cidade da Califórnia para esperar o evento, mas nada aconteceu.
A sede brasileira da Family Radio fica no bairro de Nova Gameleira, na capital mineira, sustentando como atividade principal a divulgação da tese do fim do mundo. Um site em português explica passo a passo a matemática feita por Camping: o juízo final começaria 7 mil anos depois do grande dilúvio, que teria acontecido em 4.990 a.C.
Criticado por cristãos americanos, o grupo já foi classificado como um “culto” e Camping foi chamado de “falso profeta”. A reportagem tentou contato com a sede brasileira da Family Radio, mas ninguém respondeu os e-mails.
(Estado de Minas)
Nota: Se esse pessoal estudasse mesmo a Bíblia com atenção, notaria que Jesus nos preveniu a não dar atenção a “profetas” marcadores de data. “Daquele dia e hora ninguém sabe” (Mt 24:36). Harold Camping não é o primeiro e certamente não será o último falso profeta a criar alarmismo em torno de uma data. Basta ler as parábolas do capítulo 25 do Evangelho de Mateus para perceber que Jesus quer direcionar nosso foco para o preparo e não para o tempo. Temos que estar sempre preparados para dois eventos inevitáveis e definitivos: a morte e a segunda vinda de Cristo. E ambos podem ocorrer mais rápido do que pensamos. Infelizmente, o que gente como Harold faz é assustar alguns incautos que, depois do não cumprimento da “profecia”, afundam na descrença e no desânimo. Além disso, esse tipo de alarmismo serve de combustível para os escarnecedores. Quando a verdadeira volta de Jesus é anunciada, muita gente pensa que é mais uma daquelas bobagens de crentes fanáticos. Quem ganha com isso é justamente aquele que não deseja que as pessoas se preparem para o encontro com Jesus – embora ele mesmo saiba que esse dia vem.[MB]