quarta-feira, abril 06, 2011

“A teoria da evolução de Darwin é apenas uma narrativa”

“O que me incomoda é dizer que a teoria da evolução de Darwin é a resposta, que é a teoria do tudo”, disse Gleiser. “Para mim a biologia evolucionária é um trabalho em progresso, uma narrativa. Você faz o seu conhecimento crescer, como uma ilha, mas então as margens da ignorância aumentam.”

Traduzido errado do inglês para mostrar como o discurso de Gleiser sobre a biologia evolucionária difere do discurso crítico que ele faz sobre as limitações das teorias evolucionárias: para ele, a teoria da evolução de Darwin através da seleção natural e n mecanismos evolucionários não o incomoda nem um pouco de ser a resposta, de ser a teoria do tudo em biologia. Darwin locuta, evolutio finita!

Gleiser, a Nomenklatura científica, a grande mídia e a galera dos meninos e meninas de Darwin nada falam sobre as dificuldades fundamentais pelas quais a teoria da evolução passa, e que por causa da falência heurística da Síntese Evolutiva Moderna no contexto de justificação teórica, uma nova teoria está sendo elaborada: a Síntese Evolutiva Ampliada, que não pode e nem deve ser selecionista, e pode incorporar elementos lamarckistas no seu referencial teórico.

O que a Nomenklatura científica, a grande mídia e a galera dos meninos e meninas não fazem para preservar o homem que teve a maior ideia que toda a humanidade já teve: o que Darwin tem de bom, a gente mostra; o que Darwin tem de ruim, a gente esconde! Pobre ciência...

Citação original de Marcelo Gleiser: “What bothers me is saying that is the answer, that is the theory of everything”, Gleiser said. “For me physics is a work in progress, a narrative. You make your knowledge grow, like an island, but then the shores of ignorance increase.” (Fonte: Scientific American)

(Desafiando a Nomenklatura Científica)