quinta-feira, junho 16, 2011

Estamos a caminho de um desastre de proporções bíblicas

O lendário investidor Jeremy Grantham da OGM publicou um tratado sobre a causa da explosão dos preços das commodities. Ele também ofereceu uma visão assustadoramente deprimente para o futuro da humanidade. Grantham conclui que o mundo sofreu uma permanente “mudança de paradigma”, na qual o número de pessoas no planeta Terra final e permanentemente ultrapassou a capacidade do planeta de nos sustentar. Especificamente, diz Grantham, o fenômeno das pessoas cada vez mais usando uma fonte finita de recursos naturais não pode continuar para sempre - e os preços dos metais, os hidrocarbonetos (petróleo) e dos alimentos estão agora começando a refletir isso. Em outras palavras, diz Grantham, é diferente desta vez. Grantham acredita que está permanentemente terminada a tendência dos últimos 100 anos, em que os preços de quase todas as principais commodities vem caindo. E, daqui em diante, os seres humanos estarão competindo mais - e pagando mais - pelos recursos cada vez mais escassos.

Do ponto de vista de investimento, essa mudança de paradigma não significa necessariamente um desastre: Grantham diz que o jogo óbvio é manter “as coisas no chão” (e no próprio terreno, como o enorme boom nos preços de terras agrícolas ilustra). O menos óbvio, mas igualmente convincente jogo é possuir empresas e tecnologias que facilitem a conservação dos recursos.

Do ponto de vista social, a notícia é muito pior. Grantham acredita que, de forma sustentável, o planeta só pode suportar cerca de 1,5 bilhão de seres humanos, contra os 7 bilhões na Terra agora (caminhando para 10-12 bilhões). Por toda a história, exceto nos últimos 200 anos, a população humana foi controlada por meio dos limites do abastecimento alimentar. Grantham pensa que, eventualmente, a mesma força entrará em jogo novamente.

A esperança dos otimistas, é claro, é que a “ciência” vai encontrar uma solução para esse problema, do jeito que foi nos últimos 150 anos. Mas, a menos que o mundo acorde imediatamente para a gravidade do problema - e faça de arrumar isso uma prioridade global - Grantham não vê isso acontecendo.

(Business Insider, via Diário da Profecia)

Nota: É bom lembrar que apenas um vulcão (no Chile) já está trazendo sérias consequências para a economia e a infraestrutura do sul do continente sul-americano. Rebanhos estão sofrendo com falta de alimento, devido ao acúmulo de cinzas nos pastos, e rios estão contaminados. Voos foram cancelados em toda a região, com prejuízos consideráveis. Pense também nos terremotos que abalam a economia de um país inteiro, como aconteceu no Japão, no início deste ano, e está acontecendo na Nova Zelândia. Acrescente as inundações e tornados. Então, multiplique essas catástrofes (essa parece ser a tendência) e imagine o tipo de mundo em que estamos mergulhando. Infelizmente, dias piores virão e a humanidade terá que acordar para o fato de que a esperança vem do alto. Maranata![MB]