segunda-feira, junho 27, 2011

Tempestades solares e cometas batendo no Sol

Cientistas da NASA estão observando, com maior riqueza de detalhes, dois fenômenos astronômicos: as tempestades solares e os cometas “kamikazes”. Basicamente, o que se entende por tempestade solar leva o nome técnico de Ejeção de Massa Coronal (EMC – Coronal Mass Injection, em inglês), e é uma maciça explosão de plasma que lança partículas solares no espaço a uma velocidade espetacular. Os cometas “kamikazes”, por sua vez, são cometas que se chocam com o Sol. O mais impressionante nessas descobertas é a coincidência. Pela segunda vez em dez dias, um cometa se chocou com o Sol durante uma ejeção de massa coronal. A primeira ocasião foi nos dias 10 e 11 de maio e a seguinte nos dias 20 e 21. Ambos são fenômenos fascinantes (e raros), mas até agora os astrônomos não puderam comprovar se algum sofre influência do outro.

Ainda há muito que se investigar sobre o intrigante fenômeno das EMCs. A imagem da erupção solar é um espectro em forma de disco com intenso movimento em seu interior. O resultado desse feixe de luzes, na prática, é uma explosão de fogo que atira “pedaços” do Sol em direção ao espaço, em velocidades que podem ultrapassar 1,5 milhão de km/h.

Basicamente, as EMCs têm um impacto negativo e outro positivo. O fator ruim é que tamanha força exercida pelo Sol causa distúrbios nos campos magnéticos dos corpos celestes, o que atrapalha, por exemplo, a comunicação por satélites. Por outro lado, fornece um espetáculo de luzes sem igual na astronomia moderna.

(Hypescience)