terça-feira, agosto 23, 2011

“Homem das cavernas” já sabia cozinhar

O primeiro cozinheiro da humanidade pode ter sido um ancestral que viveu há 1,8 milhão de anos [segundo a cronologia evolucionista], o hominídeo [sic] da espécie Homo erectus. Os indícios dessas habilidades gastronômicas são indiretos [sempre são]. Foram identificados por pesquisadores da Universidade Harvard por meio da comparação de características como tamanho dos dentes molares e massa corporal de 14 espécies, entre hominídeos, chimpanzés, gorilas e seres humanos modernos. Por trás do estudo está a ideia de que a redução no tamanho dos molares dos seres humanos ao longo da evolução está associada ao cozimento, que amacia a comida e exige menos esforço biomecânico dos dentes. Um dos pontos comparados foi o tempo de alimentação do homem em relação ao de outros primatas. Trata-se do tempo que se leva para mastigar e engolir a comida, sem contar o que se gasta para consegui-la, diz um dos autores do estudo, Chris Organ, de Harvard.

Grandes animais têm maiores necessidades calóricas e passam mais tempo comendo. Um chimpanzé passa 37% do tempo se alimentando. Os cálculos da equipe indicaram que um ser humano deveria passar 48% do tempo comendo. Na verdade, gasta apenas 4,7% do tempo com isso.

“Os humanos são capazes de gastar menos tempo se alimentando porque usam o cozimento para extrair mais calorias da comida”, escreveram os pesquisadores na última edição da revista científica americana PNAS. “Comer carne traz um monte de calorias, mas comer carne cozida e processada traz ainda mais”, diz Organ.

É aí que entra o tamanho dos dentes. Isso porque, até certo ponto da trajetória evolutiva humana, a relação entre tamanho do corpo e tamanho dos dentes seguia o padrão visto em chimpanzés em outros primatas [especulação]. Ou seja, o tamanho dos molares dependia basicamente do tamanho do hominídeo e de sua alimentação.

Como o Homo erectus, essa relação se quebra [claro, ele era humano]. O hominídeo [sic] tem dentição muito menor do que a esperada para um primata de seu tamanho, mostra a comparação. Isso sugere que seus dentes já não eram tão exigidos quanto o de seus [supostos] ancestrais, provavelmente porque já cozinhava os alimentos.

Um dos autores do estudo, Richard Wrangham, especialista em comportamento de chimpanzés, é conhecido por um best-seller em que defende a tese de que cozer os alimentos foi um passo fundamental na evolução humana [quando os evolucionistas querem, qualquer coisa ou comportamento pode ser responsável pela evolução].

(Folha.com)

Nota: O “homem das cavernas” já fazia muita coisa digna dos homens modernos. Na verdade, embora não admitam, os cientistas estão percebendo que o homem sempre foi homem. Só que agora está pior...[MB]

Leia também: "Homem das cavernas: história mal contada", "'Homens das cavernas' faziam cirurgia de crânio" e "Utensílios revelam engenhosidade do 'homem primitivo'"