quarta-feira, agosto 24, 2011

Homenagem ao pioneiro do criacionismo no Brasil

A Sociedade Criacionista Brasileira (SCB), que celebra seus 40 anos de existência, prestou homenagem a um dos pioneiros na defesa da causa criacionista no Brasil durante o XI Seminário “A Filosofia das Origens”. O matemático Orlando Rubem Ritter participou das atividades nesse sábado no Colégio Adventista Curitibano Bom Retiro, local do evento promovido pela SCB, em parceria com o departamento de Educação da União Sul-Brasileira e das Associações Central e Sul-Paranaense da IASD. Segundo o fundador e presidente da SCB, Ruy Carlos de Camargo Vieira, em 1972, Ritter foi convidado para uma palestra na cidade de São Carlos, no interior paulista. Na ocasião, ele tratou sobre datação radioativa, com base em artigo publicado em um periódico de uma sociedade criacionista norte-americana. “Peguei o contato da sociedade com o professor porque me interessei pelo assunto. A revista deles, que tinha quatro números por ano, explorava vários assuntos relacionados à controvérsia sobre origem da vida”, lembra Vieira. O diálogo com a entidade norte-americana marcou o surgimento da Sociedade Criacionista Brasileira e, posteriormente, o lançamento da primeira publicação da SCB, a Folha Criacionista [depois Revista Criacionista].

Lançamento. O livro Descoberta do Gênesis na Língua Chinesa foi lançado pela SCB durante o seminário. A obra, de autoria de C. H. Kang e Ethel R. Nelson, relaciona fatos apresentados na narrativa do Gênesis com elementos da língua chinesa, demonstrando que a antiga escrita chinesa incorpora a memória dos primórdios da humanidade. O homem e a mulher, o jardim, a instituição do casamento, a tentação e a queda, a morte, o dilúvio de Noé, a torre de Babel, conforme evidenciado no livro, estão presentes nos pequenos desenhos e traços que compõem os ideogramas chineses.

“Começamos, principalmente a partir da institucionalização da SCB, há 10 anos, a publicar uma série bastante significativa de livros, obras realmente interessantes, profundas”, afirma o Dr. Ruy. Mais informações sobre as publicações da SCB podem ser obtidas no site www.scb.org.br.

A nova edição do seminário será realizada em 2013, em Porto Alegre, RS.

(Márcio Tonetti, ASN)

Assista: Entrevista com Orlando Ritter