sexta-feira, agosto 19, 2011

Práxis Teológica trata de criacionismo

Neste primeiro número, a revista Práxis Teológica (do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, Cachoeira, BA) aborda um tema cuja relação com a Igreja Adventista do Sétimo Dia é histórica: a filosofia das origens. Desde o seu surgimento, a Igreja Adventista tem a mensagem bíblica da criação como um dos seus pilares doutrinários. De fato, a tríplice mensagem angélica conclama todos os moradores da Terra a se prepararem para o juízo pré-advento e a adorarem “Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas” (Ap 14:7). A temática é tratada a partir de diferentes perspectivas, conforme o campo de conhecimento dos articulistas. O Dr. Elias Brasil de Souza mostra a importância da mensagem de Gênesis 1 para a teologia adventista, deixando clara a ideia de que a maneira como se vê o primeiro capítulo da Bíblia determina o que será feito com o restante dela.

Destacamos a contribuição do Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira, fundador e presidente da Sociedade Criacionista Brasileira (SCB) – a qual completa, neste ano, quarenta anos de existência. A SCB é uma entidade interconfessional, que defende amplamente a cosmovisão bíblico-teológica. O Dr. Vieira, em seu artigo, comenta a declaração sobre a doutrina bíblica da criação, elaborada pelo corpo docente do Seminário Teológico da Andrews University.

Somam-se a esses os trabalhos apresentados pelo jornalista Michelson Borges, da Casa Publicadora Brasileira, o qual expõe evidências científicas que fortalecem a fé no relato bíblico da criação, conforme encontrado no capítulo 1 de Gênesis; o pastor e teólogo Marco Antônio Baumgratz, pastor da Igreja Presbiteriana Nacional em Brasília, DF, abre uma breve discussão a respeito de que é grande o impulso que a fé cristã tem proporcionado à ciência, embora isso passe despercebido pelo criticismo ateísta; o professor Matusalém, da Universidade Estadual da Paraíba, faz uma exposição sobre contos e lendas da criação na cultura africana; o Dr. Wellington Silva analisa o lugar que o darwinismo ocupa no debate entre ciência e religião; os professores Wellington Gil Rodrigues e Rosilene da Silveira Motta verificam as relações entre ciência e religião na perspectiva dos professores da Faculdade Adventista de Fisioterapia; por fim, o professor Adenilton Aguiar, do Salt-Iaene, investiga a relação entre a narrativa da criação registrada em Gênesis, o prólogo do evangelho de João e o prólogo de sua primeira carta.

Acreditamos que nenhum dos artigos aqui reunidos pretende ser a última palavra sobre as questões levantadas, mas entendemos que eles são, por natureza, instigantes e, por isso, estimulam a continuação do debate e a necessidade de novos esclarecimentos.

(Adenilton Tavares de Aguiar, professor de Línguas Bíblicas do Salt-Iaene, e Wellington dos Santos Silva, professor de Ciência e Religião do Salt-Iaene)

Pedidos: ceplib@adventista.edu.br