quinta-feira, agosto 18, 2011

Quando o pecado vira “apenas” doença

O site B4U-ACT, na postagem “Pedophilia, Minor-Attracted Persons, and the DSM: Issues and Controversies”, está promovendo um simpósio no qual se defenderá a ideia de que a pedofilia deve ser incluída no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, na sigla em inglês), da Associação Americana de Psiquiatria. Segundo o site, essa ação terá enorme impacto sobre as crenças e práticas dos profissionais de saúde mental, sobre o sistema de justiça criminal, os meios de comunicação e o público.

Há uma década, o coordenador do Núcleo Brasileiro de Design Inteligente e mestre em História da Ciência Enézio de Almeida Filho disse e foi mal compreendido: quando a agenda homossexual fosse aprovada e aceita pela sociedade, seria pedida a liberação da pedofilia.

E nesta semana, a revista Veja traz uma entrevista com o psiquiatra e escritor inglês Anthony Daniels, mais conhecido como Theodore Dalrymple (pseudônimo). Ele critica as teorias sociológicas e psicológicas que produzem cidadãos que não assumem suas responsabilidades e logo de cara dispara: “Rousseau difundiu a ideia de que o ser humano é naturalmente bom, e que a sociedade o corrompe. Eu não sou religioso, mas considero a visão cristã de que o homem nasce com o pecado original mais realista. Isso não significa que o homem é inevitavelmente mau, mas que tem de lutar contra o mal dentro de si. Por influência de Rousseau, nossas sociedades relativizaram a responsabilidade dos indivíduos. O pensamento intelectual dominante procura explicar o comportamento das pessoas como uma consequência de seu passado, de suas circunstâncias psicológicas e de suas condições econômicas [ou ‘preferências’ sexuais]. Infelizmente, essas teses são absorvidas pela população de todos os estratos sociais. Quando trabalhava em prisões, com frequência ouvia detentos sem uma boa educação formal repetindo teorias sociológicas e psicológicas difundidas pelas universidades. Com isso, não apenas se sentiam menos culpados por seus atos criminosos, como de fato eram tratados dessa maneira. Trata-se de uma situação muito conveniente para os bandidos, pois permite manter a consciência tranquila. Podem dizer que roubam porque não tiveram oportunidades de estudo, porque nasceram na pobreza ou porque sofreram algum trauma de infância, entre outras desculpas.”

Pelo visto, o mundo está cheio de desculpas para o pecado.[MB]

Leia também: "Ciência Hoje destaca 'problema' da pedofilia", "Anúncio da Kia é 'acusado' de promover pedofilia" e "A pedofilia e o decálogo em branco"