segunda-feira, agosto 01, 2011

Satélites contradizem estudos sobre aquecimento global

Segundo um estudo publicado no jornal científico Remote Sensing, dados de satélites da NASA coletados entre 2000 e 2011 mostram que a atmosfera terrestre permite que muito mais calor seja liberado para o espaço do que os modelos de computador das Nações Unidas haviam previsto. O estudo indica que o aquecimento global será menor que o previsto pela ONU, e reafirma estudos anteriores que indicam que aumentos de dióxido de carbono na atmosfera absorvem bem menos calor do que o anunciado. “As observações do satélite sugerem que muito mais energia se perde no espaço durante e após as ondas de calor do que mostram os modelos climáticos”, afirma o Dr. Roy Spencer, co-autor do estudo. “Há uma enorme discrepância entre os dados e as previsões que é particularmente grande sobre os oceanos.” As novas descobertas são extremamente importantes e devem alterar dramaticamente o debate sobre o aquecimento global.

Cientistas em ambos os lados do debate concordam quanto à quantidade de calor diretamente concentrada por emissões de dióxido carbono (a resposta é “pouca”). No entanto, a questão mais importante no debate é se as emissões de dióxido de carbono irão indiretamente fazer com que a atmosfera retenha mais calor, criando grandes aumentos na umidade atmosférica e nuvens cirrus. Os modelos de computador acreditam que essa premissa é verdadeira, mas dados do satélite mostram que o dióxido de carbono não tem alterado o número de nuvens e os aumentos na umidade como os modelos previam.

Quando dados objetivos de um satélite da NASA, apresentados em um respeitado jornal científico, mostram “uma grande discrepância” entre os modelos computadorizados e fatos do mundo real, a mídia e os governantes eleitos deveriam prestar atenção. Se prestarão ou não, ajudará a esclarecer o quão honestos são os alarmistas do aquecimento global.

(Opinião e Notícia)

Nota: À semelhança do que ocorre com os ultradarwinistas, será que os defensores do aquecimento global supostamente causado pelos ser humano continuarão salvando sua teoria dos fatos? Continuarão hostilizando os céticos desse aquecimento forjado, como os evolucionistas fanáticos fazem com os criacionistas? O que fazer quando os fatos/dados falam mais alto? E agora, Al Gore, Vaticano, políticos e ECOmenistas? (Algo semelhante aconteceu recentemente: pesquisa confirmou opinião mantida por criacionistas por muitos anos.)[MB]

Leia mais: "Folha vê relação entre criacionismo e aquecimento"