segunda-feira, outubro 03, 2011

Cientistas modificam vírus para atacar câncer

Uma nova pesquisa conseguiu “engenhar” um vírus injetado no sangue que pode alvejar seletivamente as células cancerosas em todo o corpo. Com resultados inéditos, o vírus atacou apenas tumores, deixando o tecido saudável intacto, em um pequeno teste com 23 pacientes. Segundo os pesquisadores, as descobertas podem transformar totalmente as terapias. O tratamento com vírus se mostrou uma promessa real. Apesar de não ser um conceito novo, antes precisava ser injetado diretamente em tumores, a fim de escapar do sistema imunológico. Na pesquisa, os cientistas modificaram o vírus JX-594, que é famoso por ser usado para desenvolver uma vacina contra a varíola. Ele é dependente de uma via química, comum em alguns tipos de câncer, para replicar. O vírus foi injetado em doses diferentes no sangue dos pacientes que tinham câncer espalhado para vários órgãos do corpo.

Dos oito pacientes que receberam a dose mais alta, o vírus replicou nos tumores de sete, mas não no tecido saudável. “Essa é a primeira vez na história da medicina que uma terapia viral tem se mostrado consistente e replicado seletivamente no tecido de câncer após infusão intravenosa em humanos”, disse o pesquisador chefe, John Bell. “A entrega por via intravenosa é crucial para o tratamento do câncer porque nos permite alvejar tumores por todo o corpo e não apenas aqueles nos quais podemos injetar diretamente”, explica.

A infecção impediu o crescimento do tumor em seis pacientes por um tempo. No entanto, o vírus não curou o câncer.

Os pesquisadores acreditam que o vírus pode ser usado para oferecer tratamentos diretamente às células cancerosas em concentrações elevadas, como terapia para cânceres complicados e difíceis de tratar.

(Hypescience)

Comentário do blog Darwinismo: “Se o ser humano consegue modificar vírus já existentes de forma a que eles melhorem a saúde do homem, será ‘um ataque à ciência’ defender que os vírus, tal como criados originalmente (antes da queda), não tinham a capacidade de causar dano ao ser humano? Se o homem consegue modificar o que já existe e melhorá-lo, então Deus pode fazer muito mais. No caso de Deus, Ele não melhorou o que já existia, mas criou tudo perfeito e 100% funcional. A queda e a maldição do pecado é que degeneraram a perfeição proveniente da mão de Deus.”