segunda-feira, novembro 07, 2011

Google homenageia primeira mulher a ganhar o Nobel


Primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel na história, Marie Curie é a homenageada do dia pelo Doodle. O tradicional método de se lembrar de eventos ou pessoas históricas na página inicial do Google, nesta segunda-feira, traz o nome da página desenhado em arte que simula um quadro, onde a cientista está realizando algum tipo de experiência. Neste dia 7 de novembro de 2011, Curie completaria 144 anos de seu nascimento, e por isso recebeu a menção honrosa na página. Este ano, aliás, também marca o centenário do segundo Nobel ganho pela cientista, que é parte de um seleto grupo de personalidades que conquistaram tal honraria mais de uma vez.

Nascida na Polônia com o nome de Maria Skłodowska, Curie fez diversas importantes descobertas na área da física e da química, especialmente em relação à radioatividade. Seus trabalhos abriram caminhos para a física nuclear. Além disso, ela descobriu dois novos elementos químicos, o rádio e o polônio, que auxiliam no tratamento do câncer.

O primeiro Nobel conquistado pela cientista foi de Física, em 1903, ao lado de seu marido, Pierre Curie, e de Henri Becquerel. Oito anos depois, ela repetiu o feito, mas dessa vez sozinha, faturando o troféu na categoria Química. Conquistas que premiaram uma vida de batalha pelos seus sonhos e direitos, já que ela foi extraditada de seu país por participar de movimentos políticos.

Doutora em ciências, professora de Física Geral em Sorbonne, membro da Academia de Medicina e fundadora do Instituto do Rádio, em Paris, e inovadora no tratamento de feridos da Primeira Guerra Mundial. Esta foi Marie Curie, que faleceu aos 66 anos, em 1934. Sua obra, no entanto, permanece viva até hoje.

Seu livro, Radioactivité, é considerado uma espécie de bíblia da radioatividade clássica. Além disso, depois de descobrir dois novos elementos químicos, a cientista foi homenageada na tabela periódica. O elemento 96, Cúrio, cujo símbolo é Cm, foi nomeado justamente em homenagem a Marie e seu marido, Pierre.

(Techtudo)