segunda-feira, janeiro 30, 2012

Dinossauro alado tinha penas pretas

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu descobrir que as penas de um dinossauro alado que viveu há 150 milhões de anos eram pretas. O achado pode parecer estranho, mas é um passo importante para entender como aconteceu a evolução dos répteis para as aves. O Archaeopteryx, animal que tinha o tamanho de um corvo, sempre foi visto pelos cientistas como um elo evolucionário. Ele reunia algumas características de répteis, como dentes, cauda ossuda e garras, e outras de aves, como as asas com penas. Os cientistas descobriram que a asa desse animal era preta porque conseguiram identificar a presença de melanossomos na pena fossilizada. Essa estrutura celular é responsável pela produção de pigmentos, mas também serve para dar mais sustentação estrutural à pena.

De acordo com a análise, a pena do dinossauro tinha uma estrutura bastante parecida com a das aves modernas, o que mostra que esse tipo de asas já existe há 150 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista].

“Não podemos dizer que é uma prova de que o Archaepteryx voava. O que podemos dizer é que nas penas dos pássaros modernos, esses melanossomos providenciam força e resistência adicionais para o voo, que é o motivo pelo qual as penas e suas pontas são as áreas mais comumente pigmentadas”, afirmou o autor Ryan Carney, em material divulgado pela Universidade Brown, em Providence, EUA, onde ele trabalha.

O estudo foi publicado pela revista científica Nature Communications.

(G1 Notícias)

Nota: Se as penas do Archaeopteryx já eram perfeitamente adequadas ao voo, como ele pode ser ancestral das aves? Já “surgiu” pronto? E como explicar o fato de que ele, na verdade, era contemporâneo das aves? O avestruz possui penas bem desenvolvidas, mas não voa. Se estivesse extinto e somente fosse conhecido como fóssil, seria tido como ancestral das aves? Características compartilhadas por duas espécies (no caso do Archaeopteryx, semelhanças com aves e répteis) fazem desse ser vivo um “elo”? E o que dizer, então, do vivinho-da-silva ornitorrinco?[MB]

Leia também: "Archaeopteryx – ave extinta ou forma intermediária?", "Primeira ave é apenas dino com penas" e "Penas e sistemas de voo, mas nada de intermediários"