terça-feira, janeiro 31, 2012

Dinossauro tinha ouvido “muito desenvolvido”

Uma equipe de pesquisadores espanhóis reconstruiu em 3D a cavidade craniana de um dinossauro Spinophorosaurus nigeriensis, de 165 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista], o que revelou que esses exemplares possuíam um ouvido interno muito desenvolvido, uma característica relacionada com a coordenação dos olhos e cabeça. Os resultados desse trabalho foram publicados na revista PLoS One e dele participaram pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha. O estudo foi feito em fósseis encontrados no Níger em 2006 e pertencem ao Jurássico Médio, informa o CSIC em comunicado. A descoberta sugere que esse dinossauro, apesar de ser um animal de menor agilidade que seus ancestrais, apresentava um aparelho vestibular (conjunto de órgãos do ouvido interno) considerável.

A nota indica que os Spinophorosaurus eram quadrúpedes herbívoros de pescoço longo que costumavam alcançar 15 metros de comprimento e cujas caudas apresentavam protuberâncias ósseas como espinhos.

O aparelho vestibular constitui a base do sentido do equilíbrio e possui três canais semicirculares encarregados de detectar a aceleração angular da cabeça. Esses canais são mais alongados em animais ágeis e mais curtos nos mais lentos.


O trabalho contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha, da Universidade de Ohio (EUA) e da Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha).

(UOL)

Nota: Com o avanço das pesquisas e o refinamento dos equipamentos (a começar pelo microscópio do qual Darwin não dispunha em sua época), o que os cientistas têm percebido, mais e mais, é que a complexidade sempre existiu, de alto a baixo na coluna geológica. Será que um dia os darwinistas vão admitir que os tais primeiros seres vivos eram tão complexos que seu súbito “aparecimento” não difere de um milagre?[MB]