domingo, abril 01, 2012

Cuba decreta feriado em homenagem ao papa

O presidente cubano, Raul Castro, decretou “com caráter excepcional” que a próxima Sexta-feira Santa seja feriado naquele país. Castro acedeu, dessa forma, a um pedido formulado pelo Papa Bento 16 durante a recente visita efetuada à ilha. O decreto presidencial foi noticiado pelo jornal oficial Granma. “O conselho de ministros aceitou ontem que não se trabalhe na próxima sexta-feira, 6 de abril”, lê-se numa curta declaração publicada nesse periódico. “Pouco antes da partida do Papa, o presidente cubano exprimiu a sua vontade de que a próxima sexta-feira, 6 de abril, seja feriado, excepcionalmente, de acordo com a vontade do papa, em homenagem a Sua Santidade e que, tendo em conta o feliz resultado da sua visita ao nosso país, iria incumbir os órgãos superiores da nação para que tomassem uma decisão definitiva sobre a matéria”, refere o mesmo comunicado, aludindo dessa forma à assembleia nacional.

O Vaticano, por seu lado, qualifica essa decisão como um “sinal muito positivo”, de acordo com o porta-voz Federico Lombardo. “A Santa Sé espera que isso promova a participação nas celebrações religiosas e festas da Páscoa”, acrescenta o mesmo responsável.

Bento 16 visitou Cuba entre 26 e 28 de março, tendo celebrado duas missas ao ar livre durante essa viagem. Uma delas em Santiago de Cuba, no sudeste do país e outra na capital, Havana. Além dos momentos e encontros dedicados à religião, o papa também teve tempo para se reunir com representantes do poder político, entre os quais com o próprio Fidel Castro, o líder histórico comunista, já retirado do poder.

Aliás, em 1997, o próprio Fidel Castro teve uma atitude semelhante à que agora foi tomada, quando declarou o dia 25 de dezembro um feriado, também com caráter excepcional, a propósito da visita do papa de então, João Paulo II, que visitaria a ilha um mês depois, no fim de Janeiro de 1998. Depois disso, o feriado de Natal manteve-se nessa ilha comunista.

(Público)

Nota do blog O Tempo Final: “O poder político (e de inspiração comunista!) cede diante do poder religioso. Mais: o dia no qual se assinala a morte de Jesus será feriado em Cuba, mas “em homenagem a Sua Santidade”... Revelador.”