quinta-feira, junho 21, 2012

Bíblia em Tweets: Êxodo 1 a 5

@Arelibarbosa | Êx 1:8 – Mundo instável e injusto. Todo bem que José fez para o Egito foi esquecido: “Levantou novo rei no Egito que não conhecia José.”

@criacionismo | Êx 1:7 – Os israelitas prosperaram e aumentaram em número, conforme Deus havia predito.

@criacionismo | Êx 1:8 – O novo rei “nada sabia sobre José”. É arriscado confiar nos homens. Confie sempre em Deus; Ele nunca muda.

@criacionismo | Êx 1:14 – A vida dos israelitas se tornou amarga, mas Deus via tudo. O lar deles não era lá. Neste mundo, não existe paz permanente.

@criacionismo | Êx 1:12 – Devemos obedecer à autoridade de Deus acima da do homens. Foi o que as parteiras fizeram.

@criacionismo | Êx 1:17 – “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens” (At 5:29). As parteiras fizeram isso.

@criacionismo | Êx 1 – A vida dos israelitas começa a ficar difícil. Assim é nossa vida neste mundo volúvel. Paz real somente em Canaã.

@caro_marcos | Êx 1 – O livro de Êxodo não fala somente de emigração. Seu tema é a Libertação.

@caro_marcos | Êx 1 – Ainda que os israelitas não mais se recordassem dEle, Deus, no entanto, os conhecia por seus nomes.

@pastorotimar | Êx 1 – Os egípcios usaram de astucia e tirania contra os israelitas. Todavia, quanto mais os afligiam, mais Deus os abençoava.

@criacionismo | Êx 1 – Com a presença dos filhos de Israel no Egito, aquele povo pagão pôde ter um vislumbre da religião verdadeira.

@caro_marcos | Êx 1 – Qual é o “faraó” que te escraviza neste momento. Deixe que Deus o liberte!

@caro_marcos | Êx 1:12 – Quanto mais os oprimiam, mais cresciam. As provas ajudam a crescer.

@pastorotimar | Êx 1 – Você está com medo de fazer o que é certo? Olhe o poderoso exemplo de fé e coragem de Sifrá e Puá. Confie em Deus.

@VanderleVianna | “Êxodo. A escravidão no Egito. Um tipo de escravidão do Pecado. Moisés como libertador. Um tipo de Cristo” (Bíblia Thompson).

@predsonmedeiros | Êx 1 – “E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, Ele estabeleceu-lhes casas” (v. 21). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9:10).

@VanderleVianna | Êx 1:17 – Parteiras. “O temor a Deus traz alívio em meio ao tumulto e paz em face ao perigo mortal” (CBA, p. 529).

@prertonkohler | Êx 1 – Faraó mandou matar todos os meninos. Quando o inimigo diz: “É o fim”, Deus diz: “É só o começo.” O futuro está nas mãos dEle.

@pr_escopel | Êx 1 – Povo amigo dos egípcios agora é escravo. Isso mostra o cuidado que os crentes devem ter. Devemos ser luz e não nos aliarmos em jugo desigual.

‏@7marcossouza | Êx 1:15 – Duas parteiras: Sifrá = Beleza, e Puá = Brilho. Um caráter belo e brilhante não será maculado pelo pecado.

@VanderleVianna | “O Êxodo é, sem dúvida, o mais significativo livro já compilado sobre o nascimento de uma nação” (CB Moody).

@nelsonmilanelli | Êx 1 – Por mais que tudo esteja bem conosco no Egito, aqui não passamos de escravos. Israel nunca está seguro no Egito, não esqueça disso.

@nelsonmilanelli | Êx 1 – Uma geração deixa para outra um legado. Quando esse legado é esquecido e desconsiderado, o sofrimento é inevitável.

@criacionismo | Êx 2:2 – Joquebede desobedece ao governo para ser fiel a Deus. Nossa primeira obrigação é ser fieis aos mandamentos divinos.

@criacionismo | Êx 2:11, 12 – Impressionante ver como Deus move as circunstâncias. Por sua fidelidade, Joquebede acaba sendo paga para criar o filho!

@criacionismo | Êx 2:12 – Um mal não justifica outro. Moisés mancha sua vida com um assassinato. Esse não era o plano de Deus.

@criacionismo | Êx 2:12 – Moisés tenta fazer as coisas do seu jeito e começa mal. Os líderes precisam depender de Deus.

@criacionismo | Êx 2:12 – Moisés achou que ninguém havia visto seu pecado. Todo mal será trazido à tona, cedo ou tarde. Solução: confissão e reparação.

@criacionismo | Êx 2:12 – Moisés quis esconder o pecado sob a areia; Deus quer sepultá-lo no fundo do oceano. Confesse.

@criacionismo | Êx 2:14 – Moisés teve medo. O pecado traz temor; o perdão, libertação.

@criacionismo | Êx 2:15 – Com medo de faraó, Moisés foge para Midiã. Lá ele vai aprender e desaprender muita coisa. Deus vai esvaziá-lo para enchê-lo.

@criacionismo | Êx 2:15 – Moisés carregava consigo muito da idolatria e da cultura egípcia. Precisava ter uma visão correta de Deus para ser líder.

@criacionismo | Êx 2:22 – Gérson: “Sou imigrante em terra estrangeira.” Todos os cristãos devem ser Gérson.

@criacionismo | Êx 2:22-25 – Deus não Se esqueceu de Seu povo. Tudo tem o momento certo.

@criacionismo | Êx 2:25 – “Deus olhou para os israelitas e viu a situação deles.” Deus também vê nossa situação. Logo Ele vai nos libertar.

@criacionismo | Êx 2 – Os filhos de Deus vivem sob a escravidão deste mundo de pecado, mas Jesus nos está conduzindo para Canaã. Logo entearemos lá.

@jorgerampogna | Êx 2 – Fé extrema a da mãe de Moisés: fazer uma cesta de junco e deixá-la na água, sabendo que Deus ia agir. Confiança total.

@jorgerampogna | Êx 2 – Ainda que fujas para o deserto da solidão do teu pecado, ali Deus o encontrará para cumprir Seus propósitos. Deus é fiel!

@prfabiocs | “Joquebede mostrou-lhe [a Moisés] a loucura e o pecado da idolatria, e cedo o ensinou a curvar-se e a orar ao Deus vivo” (EGW).

@FabiBertotti | Êx 2 – Joquebede é um dos modelos de mãe que admiro: estratégica! Num mundo em que os filhos correm risco de morte, todas deviam ser assim.

@prfabiocs | “Toda vida futura de Moisés, a grande missão que cumpriu como chefe de Israel, testificam da importância da obra de uma mãe cristã” (EGW).

@criacionismo | Êx 3:1 – No palácio ou no campo, Moisés era dedicado ao trabalho. Característica de um bom líder.

@criacionismo | Êx 3:1 – Moisés se encontrou com Deus em Horebe. Você tem também seu Horebe diário?

@criacionismo | Êx 3:2, 3 – O Anjo do Senhor (Jesus) apareceu a Moisés e ele chegou mais perto. Devemos sempre nos achegar para perto de Deus.

@criacionismo | Êx 3:5 – Deus quer que nos aproximemos dEle, mas sem perdermos o senso de reverência por Sua excelsa pessoa.

@criacionismo | Êx 3:7 – Nunca se esqueça de que Deus sabe, ouve e vê.

@criacionismo | Êx 3:7, 8 – “Sei quanto eles estão sofrendo [...] desci para livrá-los.” Logo essas palavras novamente serão pronunciadas por Jesus.

@Arelibarbosa | Êx 3:9 – Deus sempre está atento aos clamores dos necessitados e sofredores. Nenhum pedido passa despercebido ao Seu ouvido.

@emilioabdala | Êxodo 3 ensina que “Deus não chama pessoas qualificadas. Ele chama pessoas disponíveis e as qualifica” (R. Parker).

@criacionismo | Êx 4:1 – Devemos sempre levar nossos temores a Deus.

@criacionismo | Êx 4:2 – “Que é isso em sua mão?” Não importa tanto o instrumento, desde que seja dedicado a Deus.

@criacionismo | Êx 4:2 – Que é isso em sua mão? Um notebook, um celular, um tablet? Use para Deus.

@criacionismo | Êx 4:8, 9 – “Se eles não acreditarem [...] e se ainda não acreditarem...” Deus dá às pessoas evidências suficientes para crer.

@criacionismo | Êx 4:10, 11 – Não consegue falar bem? Não se preocupe. Deus lhe dará as palavras certas.

@criacionismo | Êx 4:11 – “Eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer.” Amém!

@criacionismo | Êx 4:13 – Da impetuosidade para a timidez. Moisés manifesta extremos negativos.

@criacionismo | Êx 4:17 – Não importa quem somos ou o que temos, nas mãos de Deus Ele pode fazer maravilhas.

@criacionismo | Êx 4:21 – Como se diz: o mesmo sol que endurece o barro amolece a cera.

@criacionismo | Êx 4:21 – No pensamento hebraico, Deus é tido por responsável por aquilo que Ele não impede. Faraó fez más escolhas.

@nt_odailson | Êx 4 – A sinceridade de Moisés na sua relutância provou o quanto Deus é misericordioso com nossas inseguranças. Vá em frente!

@prertonkohler | Êx 4 – Deus sempre prepara o caminho e age no tempo certo. Veja como tudo aconteceu (v. 18-20). Se Ele chamar você, não tenha medo.

@PrLuisGoncalves | Moisés apresenta desculpas para não aceitar a missão. Finalmente, desiste de voltar ao Egito. Então, Deus institui a dupla missionaria.

@prertonkohler | Êx 4 – Em cada desculpa Moisés chamava atenção para suas debilidades enquanto Deus lhe apresentava Seu poder. Lembre-se sempre disso.

@PastorYure | Moisés tinha apenas um bordão na mão (Êx 4:2). Quando confiamos no Senhor, Ele transforma um simples pedaço de pau no “bordão de Deus” (v. 20).

@prbraguinha | Em Êxodo 4:13, Moisés diz: “Ah! Por favor, Senhor! Manda outra pessoa.” Quantas vezes dizemos o mesmo...

@prertonkohler | Êx 4 – Hoje você é chamado como Moisés para libertar o povo do pecado. Arão pode ser sua voz, sua caneta ou seu teclado.

@emilioabdala | Como liderar eficientemente Israel se falhamos em liderar espiritualmente nosso lar? Leia Êxodo 4:24-26.

@caro_marcos | Êx 4 – No dicionário da fé, não existe a palavra “impossível”.

@7marcossouza | Êx 4:19, 27 – A uns Deus pede para sair do deserto. A outros, Deus pede para ir ao deserto. Mas a todos Deus convida para Canaã!

@erenildocruz | Êx 4:1 – O fato de alguns não crerem não é desculpa para não obedecer ao “ide”.

@marilyreis | Êx 4 – A libertação de Israel foi “a maior obra que já foi entregue ao homem”. Tem noção? Nossos desafios são “fichinha” perto do de Moisés!

@erenildocruz | Êx 4:10 – O Senhor não precisa de eloquência, precisa de obediência.

@marilyreis | Êx 4 – Eu não posso (Jo 15:5), mas Deus pode (Mc 10:27). Logo, se eu e Ele formos um (Jo 17:21), posso qualquer coisa (Fl 4:13).

@nelsonmilanelli | Êx 4 – Deus não está discutindo nossa capacidade; Ele está falando do Seu poder.

@marilyreis | Êx 4 – Quando tememos fazer a vontade de Deus, duvidamos de Sua onipotência e onisciência.

@utakatohi | Êx 4:10, 13 – Agora que Moisés não se sente pronto para a tarefa, Deus decide que ele deve aceitar o chamado.

@7marcossouza | Êx 4:23 – Deus liberta seus filhos para servirem. Liberdade sem serviço é a pior das escravidões.

@predsonmedeiros | Êx 4 – Quando falamos em nome de Deus e as pessoas veem o que Ele fez em nossa vida – “E o povo creu” (v. 31) –, Deus nos dá credibilidade.

@VanderleVianna | Êx 4 – Será que Moisés esqueceu a língua materna por ter vivido no Egito e em Midiã? Era mais uma desculpa (CBA, p. 546).

@7marcossouza | Êx 4:10 – Deus precisa de homens com um coração eloquente.

@7marcossouza | Êx 4:12 – Três circunstâncias em que vale à pena falar : (1) se Deus for comigo; (2) se Deus permanecer comigo; e (3) se Deus me ensinar.

@JaelEneas | Êx 4 – Moisés em dívida teve que circuncisar Eliezer, seu caçula, antes da missão (v. 25). A vontade de Deus não se discute, se cumpre.

@lc_mary | A reação: “esposo sanguinário” (v. 26) – porque (1) ela não concordava com a circuncisão, e (2) o ato não foi feito no 8º dia, ou seja, fora de tempo.

@JaelEneas | Êx 4 – Cristo pré-encarnado realiza sequência de sinais (v. 5-9) que antecipam os milagres e sinais de Cristo encarnado no Novo Testamento.|

@JaelEneas | Êx 4 – Ao pegar a cobra pela cauda e não pelo pescoço (v. 4), Moisés aprende a demonstrar fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus.”

@VanderleVianna | Êx 4:12 – “Eu serei com a tua boca.” “Aquele que fizera a boca do homem certamente podia dar habilidade para falar com fluência” (CBA, p. 547).

@VanderleVianna | Êx 4 – Moisés, no Egito, era “poderoso em palavras e obras”(At 7:22). Agora tem dificuldade para falar... Humildade ou desculpa?

@JaelEneas | Êx 5 – O tempo de perseguição e prova (v. 7-19) é um preparativo para o Êxodo. A mesma história se repetirá no tempo do fim. Está você pronto?

@JaelEneas | Qual a grande controvérsia no tempo do fim? Adoração, sem dúvida. Leia Êxodo 5 e reflita sobre a missão do remanescente em Apocalipse 14:6-12.

‏@marlehr | Êx 5 – “Quem é o Senhor?” Faraó sabia, ele conhecia história. Saber quem é o Senhor e não reconhecê-Lo é pior que não conhecer.

@nelsonmilanelli | Êx 5 – Mesmo quando não entendemos a razão dos sofrimentos neste mundo, devemos continuar fiéis; na hora certa, Deus agirá.

@nelsonmilanelli | Êx 5 – “Quem é o Senhor?” Tanto os egípcios quanto os israelitas tinham que ter essa resposta. Deus tinha lições a serem dadas.

@prfabianoabel | Êx 5 – A libertação do povo deveria começar por reavivamento e reforma. “Deixe Meu povo adorar.”

@prferrantino | Êx 5 – O deserto é o melhor lugar para se ter uma experiência transformadora e salvífica com Deus, longe da influência pagã do Egito.

@gilmarzahn | Êx 5:1 – Festa no deserto. Enquanto Canaã não chega, vamos festejar. Jesus nos libertou!

@7marcossouza | Êx 5:1, 2 – Quem tem autoridade é humilde e não se impõe. Quem não tem autoridade é arrogante e tirânico.

@brunoraso | Êx 5 – O método de Deus é deixar os homens chegarem ao fim de seus recursos para, depois, levantar-Se para socorrê-los. 

@pastorotimar | Êx 5 – Quando um governante despreza ou ignora o Deus vivo, o resultado é trágico para ele e para seu país.

@Pr_ElbertKuhn | Êx 5 – Existem multidões querendo sair do Egito, mas faltam Moisés dispostos a pagar o preço e levá-las à terra prometida.

@marilyreis | Êx 5 – Os hebreus não estavam preparados para ser libertos porque estavam muito apegados ao Egito. Precisavam do sofrimento para aperfeiçoar a fé.

@prferrantino | Êx 5 – O inimigo não entregará sua presa facilmente, mas uma coisa é certa: o Senhor vai libertar Seu povo afinal!

@VanderleVianna | Êx 5:2 – “Não conheço o Senhor.” Que tragédia! “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva a Sua vinda é certa” (Os 6:3).

‏@VanderleVianna | Êx 5 – “Moisés e Arão tinham instituído uma reforma na observância do sábado, e isso chamou a atenção do rei”, que os chamou de “ociosos” (EGW).

@VanderleVianna | Êx 5 – Ociosos. Satanás apresenta a adoração como coisa vã, própria somente para quem nada tem de construtivo a fazer (CB Moody).

@prertonkohler | Êx 5 – Se Deus não permite a provação e a perseguição, nos acostumamos com o Egito e não almejamos Canaã.

@7marcossouza | Êx 5 – Quando seguir a orientação de Deus torna as coisas mais difíceis, vale a pena perseverar. Está chegando a libertação.

@criacionismo | Êx 5:2 – “Quem é o Senhor para que eu Lhe obedeça?” Faraó manifesta atitude arrogante e incrédula. Muitos hoje fazem o mesmo.

@criacionismo | Êx 5:3 – “O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro.” Testemunho mais poderoso: o da nossa experiência pessoal com Deus.

@criacionismo | Êx 5:5 – O materialismo cega. Apesar do testemunho de Moisés e Arão, faraó só pensava em trabalho e ganho.

@criacionismo | Êx 5:8 – Faraó chama os hebreus de preguiçosos. Muitas vezes, os filhos de Deus são incompreendidos por causa de sua fidelidade ao Senhor.

@criacionismo | Êx 5:21 – Às vezes, o próprio povo de Deus não compreende as atitudes dos reformadores.

@criacionismo | Êx 5:22 – Sob pressão, Moisés fez o que aprendeu e é correto: buscou ao Senhor.

@criacionismo | Êx 5:23 – Deus aprecia a oração sincera. Moisés orava assim. Deus era seu amigo.

@criacionismo | Êxodo 5 nos mostra que antes da libertação a situação fica mais difícil. Assim será também na libertação final. Fiquemos firmes!