quinta-feira, junho 21, 2012

Tartarugas fósseis foram soterradas “no ato”

Nove casais de tartarugas, a fêmea identificada pelo casco menor, foram encontradas fossilizadas no Messel Pit, próximo a Darmsdat, na Alemanha e, pela posição de algumas delas, elas morreram durante o ato sexual. Segundo o Dr. Walter Joyce, da Universidade de Tuebingen, da Alemanha, as tartarugas pertencem a uma espécie já extinta conhecida como Allaeochelys crassesculpta. Examinando o local, a história reconstruída pelos cientistas é que lá havia, 50 milhões de anos atrás [segundo a cronologia evolucionista], um conjunto de lagos no fundo de uma cratera de um vulcão inativo, cercados de uma floresta luxuriante. A água dos lagos tinha uma porção superior habitável e um fundo tóxico. As tartarugas, nos seus abraços românticos, afundavam e acabavam envenenadas com as águas tóxicas do fundo.

Além das tartarugas, também foram encontrados cerca de 10 mil espécies de peixes, milhares de insetos terrestres e aquáticos, cavalos pigmeus, ratos gigantes, tatus e morcegos. Também encontraram várias aves predadoras, crocodilos, sapos, salamandras e outros répteis e anfíbios.

Mas os fósseis de Allaeochelys, que tinha o casco superior com cerca de 60 cm de comprimento e 30 cm de largura, são os primeiros fósseis de vertebrados encontrados que morreram e foram fossilizados durante a cópula.

O Messel Pit foi declarado patrimônio mundial (World Heritage) pela UNESCO em 1995.[...]


Nota 1: E o que dizer de animais soterrados enquanto davam a luz ou no ato de engolir outros animais? E de dinossauros fósseis que frequentemente são encontrados com indicações de morte por afogamento? Essas evidências sugerem que o soterramento por lama e água foi instantâneo e pegou os animais de surpresa. Isso lhe diz algo?[MB]
  
Nota 2: Repare no artigo publicado no site da Nature as tentavas de explicação sobre o grande número de fósseis de tartaruga naquela região.[MB]