terça-feira, julho 17, 2012

Gênero de peixe tem nome em homenagem a ateu

Um novo gênero de peixe identificado no Sri Lanka recebeu nome em homenagem a Richard Dawkins, biólogo e famoso divulgador do ateísmo, autor do livro Deus, um Delírio, entre outros. O gênero Dawkinsia tem nove espécies encontradas apenas no sul da Ásia. Sua principal característica comum são os filamentos que saem da barbatana dorsal dos machos. Esses filamentos servem para atrair as fêmeas, mas têm a desvantagem de chamar a atenção dos predadores também. Os peixes já eram conhecidos, mas antes estavam classificados no gênero Puntius, junto com outra centena de animais. Os pesquisadores liderados pelo ictiólogo Rohan Pethiyagoda concluíram que as espécies pertencentes ao novo gênero têm diferenças em relação a seus outros integrantes “muito maiores do que antes se suspeitava”.

Foi por isso que Pethiyagoda e seus colegas resolveram homenagear o britânico Dawkins: “Ele, por meio de seus escritos, nos ajudou a entender que o universo é muito mais admirável que qualquer religião imaginou”, disse. 

“Esperamos que [o gênero] Dawkinsia sirva para lembrar a elegância e simplicidade da evolução, a única explicação racional que existe para a inimaginável diversidade da vida na Terra”, acrescentou, em entrevista à agência AFP. 


Nota: Chega a ser repugnante esse puxa-saquismo! Para defender uma ideologia/filosofia, cientistas darwinistas e muito provavelmente ateus militantes como Dawkins (porque, se fossem “moderados” como alguns que eu conheço jamais se prestariam a um papelão desses) escolhem para ser homenageado um escritor que há muito tempo não pisa num laboratório, nunca fez pesquisa relevante e sequer passou perto de um Nobel. O que ele faz – e muito bem, admitamos – é usar a ciência para promover sua doutrinação ateia e encher os bolsos com a venda de livros populares de divulgação científica (como o A Magia da Realidade, que estou lendo e logo postarei uma crítica aqui). Por que ainda não homenagearam um cientista do calibre de um Francis Collins, diretor do projeto Genoma? Ah, já sei... Collins abandonou o ateísmo e se tornou cristão, logo, persona non grata. Em minha opinião, Dawkins seria mais bem (e apropriadamente) homenageado dando nome a um daqueles peixes abissais cegos.[MB]