segunda-feira, julho 23, 2012

Reavivados por Sua Palavra – um culto online

No dia 17 de abril, comecei a fazer a leitura da Bíblia, conforme o plano de leitura do projeto “Reavivados por Sua Palavra”. De acordo com o programa, será lido um capítulo por dia até o dia 2 de julho de 2015 e dois capítulos por dia durante os nove dias da assembleia mundial da Igreja Adventista nos Estados Unidos, cujo encerramento será no sábado, 11 de julho de 2015. Nesse dia, serão lidos os dois últimos dos 1.189 capítulos da Bíblia Sagrada. Como a leitura de um capítulo é muito rápida, logo nos primeiros dias decidi fazer aquilo que já estava ensaiando havia algum tempo: a leitura da Bíblia conjugada com os livros de Ellen White. Porém, decidi acrescentar também a leitura diária do Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, na parte que esmiúça cada versículo da Bíblia Sagrada. Eu não imaginava o que estava me esperando!

Desde que era católico, já havia lido o Novo Testamento diversas vezes. Fui batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1990 e fiz todos os estudos bíblicos necessários. Demorei quase dois anos para aceitar a nova fé. Depois, como professor da Escola Sabatina e ancião de igreja, passei a estudar a Palavra de Deus diariamente até hoje. Mas não imaginava os benefícios e a riqueza para a minha vida espiritual que seria o programa “Reavivados por Sua Palavra”. A leitura sistemática da Bíblia, de Ellen White e o do Comentário começou a me trazer um volume de vislumbres nunca antes experimentado. Lampejos maravilhosos começaram a surgir. Comecei a experimentar um novo sabor no conhecimento da Palavra de Deus, como nos tempos em que conheci a mensagem e estava descortinando novos horizontes.

Eu tinha o Comentário e sempre consultava, mas de maneira pontual, para pesquisas, palestras e sermões; nunca havia imaginado que a leitura sistemática pudesse me acrescentar tantas coisas maravilhosas.

A experiência dos primeiros noventa dias do projeto está sendo muito melhor do que eu imaginava. Muito enriquecedora.  Ao fazer o ano-bíblico comum, como já fiz algumas vezes, nem sempre me dava conta dos significados profundos que pequenos detalhes possuem.

Um dia postei um comentário do capítulo lido na internet, no microblog Twitter. Percebi que outras pessoas estavam fazendo o mesmo e repassando as postagens. Até que recebi um e-mail do jornalista da CPB, Michelson Borges, pedindo para que eu identificasse cada postagem com a palavra-chave (hashtag) #reavivadosporsuapalavra.
Em seguida, uma postagem do presidente da Igreja para a América do Sul, pastor Erton Köhler, sugeriu a hashtag #rpsp, mais curta, para sobrar mais espaço nos 140 caracteres do Twitter.

A partir de então, aconteceu algo interessante. Quando termino minha primeira hora da devoção e antes de fazer a lição com os filhos em nosso culto familiar, entro no Twitter, normalmente via celular, e deixo minhas impressões. Sem ler as mensagens dos outros. Depois que leio as outras mensagens, repasso aquelas relevantes de outros internautas. Acabou virando aquilo que o jornalista Michelson chama de “culto virtual”. É tão impressionante o volume de informações sobre aquele capítulo lido que nossa compreensão da Bíblia passa a se abrir de maneira nova e surpreendente.

Até mesmo durante o dia, nas atividades normais, é impossível deixar de “ruminar” aquilo que foi aprendido nas primeiras horas do dia e meditar sobre as postagens de outros internautas. Além da alegria que é ter o senso de pertencer a uma ampla comunidade, acordada, viva, vibrante, comentando o mesmo assunto – é algo sem igual.

O efeito causado pelo estudo detido e minucioso da Palavra de Deus – em conjunto com os livros de Ellen White e o Comentário Bíblico, acrescidos das observações de dezenas de internautas – tem enriquecido minha vida espiritual. Comparo à experiência de um garimpeiro acostumado a retirar uma quantidade de ouro suficiente para viver, até encontrar um novo veio do precioso metal. Uma quantidade inexaurível a jorrar. Uma riqueza incalculável! Oro todas as manhãs para que o reavivamento e a reforma comecem primeiramente em mim, minha esposa e meus dois filhos pré-adolescentes. E que tome conta de todas as famílias da Igreja.

Creio que o Espírito Santo, por meio do projeto “Reavivados por Sua Palavra”, está nos chamando a um compromisso maior com o evangelho eterno e Sua mensagem salvadora para este tempo, o tempo de anunciar que a vinda do Senhor está muito próxima!

(Vanderlei José Vianna é advogado, diretor de Liberdade Religiosa da União Norte Brasileira da IASD e ancião da Igreja do Coqueiro, em Ananindeua, região metropolitana de Belém)