segunda-feira, setembro 03, 2012

DNA pode ter surgido antes do primeiro ser vivo?

[Meus comentários seguem entre colchetes. – MB.] Altamente complexo, o DNA é um dos pilares que sustentam a vida como a conhecemos hoje. Apesar disso, acredita-se que os primeiros seres vivos não se desenvolveram a partir do DNA, mas de uma molécula mais simples [mas que também não é “simples”], o RNA, também capaz de armazenar informações genéticas [e se há informação complexa, o que isso sugere?]. Ainda assim, o próprio surgimento do RNA no caótico ambiente da Terra primitiva permanece um mistério para a ciência [na verdade, o tal “mundo RNA” não serve nem como hipótese, já que atualmente a vida não funciona assim; é pura tentativa de admitir que é impossível o DNA ter surgido antes das proteínas das quais depende para existir e que ele mesmo sintetiza]. Em 2009, depois de muitas tentativas (e com base em décadas de pesquisa), cientistas foram capazes de gerar (em parte) RNA usando elementos químicos que possivelmente existiam nos primórdios da vida em nosso planeta [atente para o tipo de experimento: cientistas inteligentes utilizam inteligentemente elementos químicos que eles inteligentemente supõem terem existido na suposta Terra primitiva; depois, inteligentemente fazem com que esses elementos interajam a fim de obter um resultado inteligentemente já aguardado. Isso é evidência de acaso ou de projeto, design inteligente? Mesmo assim, depois de décadas de pesquisas inteligentes e muitas tentativas inteligentes, o que eles obtiveram? Apenas parte de um RNA]. O químico Matthew Powner, hoje ligado à Universidade College London (Inglaterra), junto com sua equipe, sintetizou dois dos quatro nucleotídeos que formam o RNA, sugerindo que a complexa molécula pode ter se formado espontaneamente na Terra primitiva [até para imitar parte do RNA foram necessários investimentos e muita inteligência, e querem nos fazer crer que o RNA inteiro (o que dirá o DNA!) possa ter “se formado espontaneamente”?!].

Agora, Powner busca sintetizar DNA usando técnicas similares, o que é um desafio e tanto, já que o DNA é formado por nucleotídeos (moléculas específicas) diferentes e com os quais é mais difícil de se trabalhar [por isso a vida TEM que ter surgido a partir de RNA, entendeu? Isso torna a “coisa toda” menos milagrosa, pelo menos na compreensão dos darwinistas naturalistas].

Com base na ideia de que a vida se desenvolveu graças ao RNA, acredita-se que, ao longo de alguns bilhões de anos [simples assim...], os organismos primitivos passaram a “usar” DNA, capaz de armazenar mais informações, o que teria permitido o surgimento de seres mais complexos [quanta fé no improvável!].

A ideia parece plausível, mas deixa uma pergunta: Como organismos menos complexos foram capazes de dar esse “salto”? Mesmo criaturas mais complexas precisam de enzimas especiais e uma quantidade considerável de energia para converter RNA em DNA. Para o químico Christopher Switzer, da Universidade da Califórnia em Riverside (EUA), faz mais sentido que nucleotídeos de DNA já estivessem presentes na Terra primitiva e tenham sido incorporados por organismos. O estudo de Powner pode reforçar essa ideia. [Você acha mesmo que tudo isso faz sentido? Informação complexa sem que tenha havido uma fonte informante? Vida a partir da não vida? Ordem a partir do caos? Enzimas especiais específicas e complexidade surgindo da simplicidade, o que vai totalmente contra as leis da natureza?]