sexta-feira, setembro 14, 2012

Energia para cada dia (#rpsp)

Como fortalecer a fé? Como crescer espiritualmente? Como conhecer a vontade de Deus? A resposta para essas e outras perguntas está em duas palavras: reavivamento e reforma. Reavivamento tem que ver com a busca do Espírito Santo e a consagração. Reforma tem que ver com mudança de atos e hábitos. Um dos projetos para promover o reavivamento e a reforma se chama “Reavivados por Sua Palavra”, identificado no Twitter pela hashtag #rpsp. A propósito, as interações na rede social já atingiram o primeiro lugar nos Trend Topics Brasil, considerado o medidor oficial dos assuntos mais populares entre os tuiteiros brasileiros.

A sigla “rpsp” me lembra de outra sigla: “rpm”. #rpsp é um grande projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia para incentivar a leitura da Bíblia todos os dias. Por sua vez, “rpm” é uma designação técnica para indicar o número de voltas que o virabrequim do motor dá em um minuto. “De modo geral, para máquinas rotativas de qualquer natureza (elétrica, hidráulica, mecânica, térmica, etc.), geradoras ou motoras (sob a ótica da conversão ‘de/para–mecânica’), fala-se em ‘rotações por minuto’ para se referir à velocidade angular do eixo principal da máquina” (fonte: Wikipédia).

A essa altura, você deve estar pensando o que as duas siglas teriam em comum? Bem, acho que muito. Um motor não pode dar nenhuma volta se não tiver combustível. O melhor carro não poderá se locomover se não tiver combustível e/ou bateria. Da mesma forma, não é possível ser fiel sem estar com o combustível da fé e/ou a “bateria espiritual” carregada.

Aí é que entra o #rpsp. Reavivados por Sua Palavra é a mobilização da igreja para ler um capítulo da Bíblia todos os dias. Por quê? Porque, conforme é dito no livro Educação (p. 126), “a energia criadora que trouxe à existência os mundos está na Palavra de Deus. Esta palavra comunica poder, gera vida. [...] Transforma a natureza, cria de novo a alma à imagem de Deus”.

Por isso, quero pontuar algumas coisas que considero importantes nesse projeto:

1. Menos é mais. Eu já lia a Bíblia todos os dias seguindo o plano do “Ano Bíblico” (três capítulos por dia para ler toda a Bíblia em um ano). Se você tem esse hábito, continue. Por outro lado, creio que é melhor ler menos capítulos e prestar mais atenção ao texto do que ler três ou mais capítulos apressadamente. Quando lê menos, você tem mais tempo para prestar atenção em detalhes como, por exemplo: “O que Deus falou”, “O que Deus ordenou”, “O que Deus está falando para você, especificamente”, etc.

A própria escritora Ellen White (autora do livro citado anteriormente), que escreveu muito sobre a importância de ler a Bíblia, declarou: “No estudo diário, o método de estudar versículo por versículo é muitas vezes o mais eficaz. Tome o estudante um versículo e concentre o espírito em descobrir o pensamento que Deus ali pôs para ele, e então se demore nesse pensamento até que se torne seu também” (Educação, p. 188).

2. Partilhar. Além de ler a Bíblia todos os dias, decida partilhar a Palavra de Deus. Uma forma de fazer isso é por meio de redes sociais como Facebook e Twitter. No caso desta última, utilize sempre a hashtag #rpsp.

Quem compartilha é mais beneficiado do que aquele que apenas recebe a mensagem. Para mim, essa tem sido a realidade. Cada vez que leio um capítulo, procuro prestar atenção em todos os versos e oro a Deus: “Senhor, fale comigo através deste capítulo e me mostre textos que serão um auxílio e uma bênção para outras pessoas também.” Deus sempre tem me mostrado.

Me lembro de um capítulo da Bíblia que li, cujo conteúdo tratava de lepra e mofo. A princípio não consegui ver nenhuma “lição” espiritual. Como fiz o compromisso de compartilhar as bênçãos nas redes sociais, eu li novamente e pedi que Deus me mostrasse algo a mais além de informação histórica. E Ele me mostrou. Comecei a ver várias lições, entre elas: (a) “a lepra moderna se chama pecado e tem corroído a vida de muitas pessoas”; (b) “se Deus Se importava com pequenas coisas, como o mofo de uma casa, Ele certamente se importará com as coisas grandes em minha vida”.

3. Compromisso. Faça um compromisso com Deus de ler e partilhar a Palavra. Se você fizer isso não cairá tão facilmente na tentação de desistir. Afinal, cada manhã terá o compromisso de postar os textos que mais lhe impressionaram. Eu afirmo que você vai crescer espiritualmente se comprometendo a ler a Bíblia todos os dias e compartilhá-la com outras pessoas. 

4. Integração. Ler um capítulo da Bíblia todos os dias seguindo a orientação de leitura do projeto Reavivados por Sua Palavra é simplesmente motivador por causa do senso de integração, ou seja, de saber que não estou lendo a Bíblia sozinho. Pertenço a um enorme grupo em todo o globo que está lendo o mesmo capítulo e ouvindo a voz de Deus com os mesmos textos.

Fico empolgado quando entro no Twitter e vejo muitas pessoas comentando sobre o mesmo assunto que li nas primeiras horas do dia. A unidade e o senso de pertencer a um grande grupo nos anima a continuar a caminhada.

5. Conexão. Quero aproveitar para convidar você a fazer uma conexão da Bíblia com a Lição da Escola Sabatina. Como funciona isso? Assim que você ler a Bíblia, estude a Lição. Você pode baixar o aplicativo ou ler o guia de estudos por meio do site da Casa Publicadora Brasileira (www.cpb.com.br). Mas o melhor é que você assine a Lição (no mesmo site) e a estude diariamente.

Além de estudar a Lição, aproveite para compartilhá-la também. Pode ser uma frase, um verso ou algo que lhe causou impacto. A hastag oficial para a divulgação da lição no Twitter é #les (que significa “lição da escola sabatina”).

Essa conexão é muito importante, já que o objetivo da Lição é levar o leitor a um profundo conhecimento da Bíblia, por meio de temas que também são estudados concomitantemente em todas as igrejas adventistas no mundo.

E aí, meu amigo, o que achou da proposta? Vamos participar? Levante-se mais cedo a cada manhã. Firme um compromisso com Deus e não passe nenhum dia sem meditar na Bíblia e ser reavivado por Sua Palavra.

(Evandro Fávero é líder de Ministério Pessoal e Escola Sabatina na União Sul-Brasileira da IASD)