terça-feira, setembro 25, 2012

Ensinar a abstinência funciona

“Ensina o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

A sabedoria popular, promovida majoritariamente por grupos aborcionistas e grupos gayzistas, afirma que “não faz sentido” ensinar a virtude da abstinência aos jovens de hoje porque, dizem eles, independentemente do que lhes é dito, os jovens irão de qualquer modo se envolver em atos sexuais. Há cerca de 20 anos, o primeiro estudo ampliado em torno dessa “sabedoria” popular revelou-se como mais um mito urbano promovido por motivos puramente ideológicos. O estudo com a duração de cinco anos, levado a cabo por um grupo americano com o nome de “Project Respect”, contou com a participação de 3.500 estudantes de 26 escolas. Concluiu-se que a educação sexual que foca a abstinência reduz a gravidez juvenil. O livro usado durante o curso, com o título Sex Respect: The Option of True Sexual Freedom, ensina que a abstinência antes do casamento fornece a visão mais saudável para a vida, especialmente levando em conta as DST, os traumas emocionais (principalmente nas moças) e a gravidez.

O estudo apurou que, passados dois anos após o curso, a taxa de gravidez junto às jovens que participaram dele era metade da média nacional (10%). Menos rapazes estiveram também envolvidos em causar gravidez. Além disso, havia um aumento de 20% no número de estudantes que, passados dois anos, concordavam que “os desejos sexuais são sempre controláveis”.

Outras questões entre os mesmos jovens revelaram também o desenvolvimento de atitudes mais saudáveis em torno das doenças sexualmente transmissíveis e casamento.

Pais e as mães (bem como todas as pessoas com jovens a seu cargo) ficarão satisfeitos em saber que funciona a educação centrada na decência e na adoção de atitudes mais saudáveis em torno do dom do sexo. Provavelmente, os educadores modernos estão aprendendo um princípio que Deus havia já revelado há mais de 2.500 anos. A Bíblia está certa em mais esse ponto porque Seu Autor é mesmo o Criador onisciente, e Aquele que quer o melhor para a humanidade.

(“Study Show Teaching Abstinence Works”, Educator Reporter, May 1991, via Darwinismo)