quinta-feira, setembro 13, 2012

Moradores sentem tremor de terra em Montes Claros

Moradores de ao menos 17 bairros de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, afirmam ter sentido um tremor de terra na noite desta quarta-feira (12). Segundo o sargento José Maria Carvalho, do Corpo de Bombeiros da cidade, o tremor ocorreu por volta das 20h56. Duas famílias ligaram para a corporação para relatar que suas casas tiveram rachaduras. “Durou mais ou menos um segundo, mas deu para sentir bastante”, relata o sargento. Segundo Carvalho, ainda não é possível afirmar qual a natureza do tremor. O monitoramento oficial em casos de tremores de terra na região é feito pelo Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília). Um funcionário do órgão disse que a aferição do tremor só ocorrerá amanhã, pois à noite não há pesquisadores no observatório.

De acordo com os bombeiros, o tremor foi sentido no centro da cidade e nos bairros São Judas, Novo Horizonte, Major Prates, Vila Mauriceia, Cidade Industrial, Monte Carmelo, Vila Atlântida, Cintra, Ibituruna, Jardim São Luís, Alcides Rabelo, Santa Rita, Edgar Pereira, João Botelho, JK e Morrinhos.

A cidade no norte mineiro tem histórico de tremores. Entre os dias 19 e 28 de maio, segundo o Observatório Sismológico, houve seis abalos em Montes Claros, com magnitudes que variaram entre 2,1 e 4,5 na escala Richter. No caso de maior intensidade, oito casas foram interditadas pela Defesa Civil local. Em 6 de março de 2011, Montes Claros e municípios vizinhos foram atingidos por um tremor de magnitude 3,2 na escala Richter.