sexta-feira, novembro 09, 2012

#Rpsp é pão quentinho todas as manhãs

Já faz mais de meio ano, cerca de 200 dias lendo a Bíblia, todos os dias, um capítulo por dia, na primeira hora do dia. Quando começou o projeto mundial “Reavivados por Sua Palavra”, em abril deste ano, eu já estava lendo minha Bíblia diariamente, mas resolvi interromper a leitura costumeira e aderir ao projeto. A princípio, ler um só capítulo por dia me deu a sensação de não estar fazendo a coisa certa, principalmente por não saber o que fazer quando terminavam os poucos versículos. Mas prossegui lendo diariamente um só capítulo, e logo percebi que alguns postavam nas redes sociais e no Twitter versículos da Bíblia, frases interessantes e pensamentos da leitura diária. Fiquei empolgado e comecei a fazer a mesma coisa. Logo notei que outros retuitavam, curtiam ou compartilhavam também os meus próprios pensamentos. Fiquei mais animado ainda!

Nos primeiros dias, surgiu a ideia da hashtag #rpsp e logo se formou uma enorme rede de colegas postando de todos lugares do Brasil e de fora dele. Isso deu novo impulso à minha leitura da Bíblia, pois acordava mais cedo para ler e compartilhar pensamentos dos colegas. Nos tornamos mais próximos virtualmente, inclusive com horário comum de leitura e comentários em 140 caracteres.

Alguns colegas revelaram habilidades diversas: poder de síntese, percepção aguçada, hábeis escritores, senso de humor latente, outros mais prolixos, enfim, tudo sem combinar nada, todos estávamos comprometidos num grande culto virtual, lendo a Bíblia, comentando, digitando, e cada um sendo beneficiado espiritualmente. Tem havido dias em que os tweets chegam a alcançar o ranking Trending Topics Brasil!

Depois de meses lendo a Bíblia diariamente, hoje já se transformou num bom hábito da minha manhã de estudos e meditação. Quando, por algum compromisso, não posso digitar logo cedo, assim que chego de volta ao meu escritório, quero ler os comentários dos outros colegas e destacar alguns especiais.

O capítulo do dia fica marcado de tal maneira que espontaneamente surge numa meditação de reunião, visita pastoral, aconselhamento, enfim, até meu Calendário de Pregação tem sido ajustado de acordo com a leitura da semana. Já, por várias vezes, me vi motivado a mudar sermão e textos a serem utilizados, por causa da leitura.

O seguinte texto de Ellen White já se tornou realidade na minha vida: “No estudo diário o método de estudar versículo por versículo é muitas vezes o mais eficaz. Tome o estudante um versículo e concentre o espírito em descobrir o pensamento que Deus ali pôs para ele, e então se demore nesse pensamento até que se torne seu também. Uma passagem estudada assim até que sua significação esteja clara, é de mais valor do que o manuseio de muitos capítulos sem nenhum propósito definido em vista, e sem nenhuma instrução positiva obtida” (Educação, p. 188).

Antes o tempo gasto para meditação era menor, agora tenho utilizado muito mais tempo da manhã lendo a Bíblia, meditando, orando sobre determinado versículo, acompanhando os comentários dos colegas. Minhas igrejas também têm sido constantemente incentivadas a participar; passo os vídeos promocionais, vários mudaram da leitura convencional para a leitura dirigida do projeto RPSP, lendo um só capítulo por dia.

Somente neste ano, no distrito de São Gabriel da Palha (AES), já realizei cinco semanas de oração dentro do plano de leitura rpsp: “Altares da Bíblia”, “Vida de José”, “Construção do Santuário”, “Viagem do Povo de Israel” e “Dízimos e Ofertas em Levítico”. Já tenho rascunhadas outras ideias para novos sermões, ou semanas de oração.

Minha esposa também acorda cedo e faz a leitura comigo, depois motiva as professoras e funcionários da escola, enfim, se percebe que há várias pessoas das minhas igrejas que estão motivadas na leitura. Durante o dia alguém liga para comentar determinada passagem, que não entendeu, ou que ficou impressionado; outros, ainda, enviam SMS com seus próprios pensamentos aguçados pela leitura diária.

Na saída da igreja, depois do culto, tem sido comum pessoas comentarem o sermão com propriedade, ou determinada aplicação homilética, porque também leram durante a semana o mesmo texto, ou, ainda, sugerem ideias para futuros sermões.

Percebo minhas igrejas reavivadas por Sua Palavra, meu ministério assumindo novo colorido, com estratégias diferentes de pregação, meditação e aconselhamento. A sensação é realmente a que ouvi outro dia de uma irmã, na saída da igreja: “Pastor, tenho fome e sede da Palavra de Deus, e quando ouço um sermão assim, parece que estou comendo pão quentinho!”

(Álvaro Martinho da Silva, pastor distrital em São Gabriel da Palha, ES)