domingo, março 10, 2013

Neandertal era tão esperto quanto o Homo sapiens

É chato ser gostoso. Ou, pelo menos, foi bem chato para os neandertais, que desapareceram sem deixar vestígios aproximadamente 30 mil anos atrás [segundo a cronologia evolucionista], liberando a Terra inteira para nós, os Homo sapiens. Os cientistas sempre pensaram [realmente, alguns deles “pensam” ou imaginam demais, baseados em evidências mínimas] que esse desaparecimento aconteceu devido à falta de inteligência dos neandertais, que não conseguiram competir conosco. Mas um novo estudo sugere exatamente o contrário [vão corrigir os livros didáticos?]. “Os neandertais podem ter desaparecido não porque fossem menos capazes, e sim porque eram tão sofisticados quanto os outros hominídeos modernos”, afirma o antropólogo Michael Barton, da Universidade Estadual do Arizona.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao comparar a cultura material - as ferramentas e os adornos feitos pelos dois grupos - e constatar que ambos estavam em graus parecidos de desenvolvimento. Quando o Homo sapiens saiu da África [isso também é controverso] e começou a ocupar o mesmo espaço dos neandertais, ficou impressionado com a competência técnica e a inteligência aguda deles [puxa! Agora sabem até o que esses supostos ancestrais humanos pensavam e o que pode tê-los impressionado! Quanta ciência!]. Resultado: os dois grupos passaram a se misturar e a gerar descendentes híbridos.

Só que os sapiens eram muito mais numerosos. E isso, segundo simulações de computador feitas pelos cientistas [agora entendi... nada de evidências reais], foi diluindo os traços neandertais na população até que, depois de várias gerações, só sobrassem Homo sapiens. Em suma: é possível sim ser vítima do próprio sucesso. Pelo menos se você for um neandertal. [Verdade. Muita gente tem sido por mais de um século e meio vítima do sucesso da teoria da evolução. Só que sucesso e aceitação não significam verdade. Que o diga Thomas Kuhn.]


Nota 1: Ainda aguardo a última manchete dessa “história”: neandertais eram humanos. Ponto.[MB]

Nota 2: Se quiser constatar como neandertais eram realmente muito humanos, digite a palavra “neandertais” no buscador lá em cima, à direita, e leia as postagens listadas.

Leia também: "Conexão 2.0 traz versão criacionista da pré-história"