O
21º episódio do seriado norte-americano “The Big Bang Theory”, transmitido pelo
canal CBS, contou com um item especial na cozinha da personagem Penny,
interpretada por Kaley Cuoco: uma garrafa da Cachaça 51. Penny queria preparar
uma legítima caipirinha brasileira? Pode ser. Mas a garrafa foi colocada ali
como estratégia de marketing da Cia.
Müller de Bebidas, empresa que gerencia a marca. Criada e desenvolvida pela
agência 3 Apitos e pela produtora de conteúdo Monarca Group, a medida – que
consiste em inserir o produto na decoração como se ele fizesse parte do cenário
– é apenas o começo de algo maior. “Essa foi apenas a primeira etapa”, diz
Paula Videira, gerente de marketing
da Cia. Müller de Bebidas. Apesar
de não revelar mais detalhes, Paula afirma que a medida visa a aumentar o
número de exportações da cachaça a partir de um reconhecimento do produto fora
do território brasileiro.
A
ideia principal para expor a 51 era procurar um veículo de repercussão mundial
para divulgação. Optou-se por uma produção norte-americana devido à grandeza da
indústria cinematográfica dos EUA.
Segundo
a executiva, primeiramente fez-se uma avaliação dos seriados para encontrar o
que fosse mais viável para promover o produto. “‘The Big Bang Theory’ é um dos
seriados de maior audiência no Brasil e um dos que mais é transmitido no mundo
todo”, afirma Paula.
A
ação foi promovida algumas semanas após os EUA reconhecerem a cachaça como um
produto genuinamente brasileiro pelo Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau
(TTB). A bebida foi classificada como um tipo distinto de rum tipicamente
brasileiro. A estratégia é fundamental para fazer com que o produto se torne
mundialmente conhecido.
(Veja.com)
Nota:
É lamentável perceber que há toda uma indústria cultural voltada para a
promoção do que não presta e que se vale de meios escusos para conseguir o que
quer. Colocar a cachaça de maneira “subliminar” no cenário de um seriado norte-americano
de grande audiência (assistido principalmente por jovens) é, no mínimo, um jogo
sujo e irresponsável, quando se sabe que o alcoolismo cresce assustadoramente
nessa faixa etária. O objetivo? Popularizar em todo o mundo a cachaça, “patrimônio
nacional” brasileiro (e que tem feito muito estrago por aqui), a fim de que seu
consumo seja intensificado. É uma pena que seja isso o que temos para
ofecerer.[MB]