domingo, maio 12, 2013

Grandes mistérios da ciência

O site Listverse publicou uma lista dos dez maiores mistérios da ciência. Entre eles, destaco estes:

Deriva Continental

A teoria da Deriva Continental foi proposta pela primeira vez em 1500, e afirmava que os continentes pareciam flutuar em relação ao outro lado do oceano. Mais tarde, foi refinada na teoria das placas tectônicas, que propõe que existem placas tectônicas no fundo do oceano que lentamente se movem separando os continentes e criando os oceanos ao longo do período de milhões de anos. O mistério, no entanto, é o que causou estas placas e as fez mover-se [ou seja, o que rachou a crosta terrestre]. Estudos demonstraram que é improvável que a teoria atual realmente explique o fenômeno. Alguns têm sugerido que, devido à natureza inexplicável do funcionamento por trás da teoria e as evidências contra ela, os continentes podem ter sido na verdade separados muito mais rapidamente do que milhões de anos, por um evento catastrófico, como uma inundação [note como eles chegam perto da verdade...].

Extinção da megafauna

No passado, havia muitos animais grandes [exatamente como afirma o modelo criacionista], como o elefante, caminhando sobre a Terra, como o mamute. Esses animais eram chamados de megafauna. No entanto, a maior parte dessa megafauna desapareceu apenas recentemente, na faixa de dezenas de milhares de anos atrás, e os cientistas não sabem dizer por quê. Duas respostas principais têm sido sugeridas como a causa: a caça pelo homem e as mudanças climáticas [ou evento catastrófico]. Aqueles que dizem que o culpado é a mudança climática muitas vezes têm pouca evidência para a hipótese, além de afirmar que não há provas suficientes para outra explicação. Já a teoria da caça tem muito pouca evidência arqueológica. O mistério permanece sem solução.

A origem da vida

A origem da vida e a criação de nosso Universo são os maiores mistérios da ciência e têm sido debatidos por muito tempo. O modelo do Big Bang é o mais aceito pela comunidade científica para explicar o início do Universo, mas prová-lo empiricamente é muito difícil. Abiogênese, que é a capacidade de a vida de surgir a partir de matéria inorgânica, uma forma de a vida ter sido criada sem vida anterior, também já foi bastante estudada. Apesar de uma quantidade incrível de estudo científico sobre o assunto, nada foi provado fora do papel. Cientistas do Grande Colisor de Hádrons, maior acelerador de partículas do mundo, dizem estar mais perto com a descoberta do bóson de Higgs. No entanto, é importante notar que o bóson de Higgs não é o princípio e o fim de tudo. Além disso, muitos que acreditam na teoria da criação inteligente dizem que, mesmo que o Big Bang seja provado, não significa necessariamente que algum “Deus” não esteja envolvido, e não tenha criado o Universo e o colocado em movimento através de meios que podem ser observados pela ciência. A realidade é que nosso Universo é enorme e expansivo, e as origens da vida talvez nunca possam ser totalmente compreendidas.