domingo, junho 16, 2013

Túmulos cristãos são encontrados pichados em Israel

Túmulos cristãos apareceram com pichações em um cemitério de Rafah, na periferia da cidade israelense de Tel Aviv, depois da suposta ação de extremistas judeus, informou a polícia israelense nesta quinta-feira. Os vândalos escreveram em hebraico “O preço a pagar” e “Revanche” em sepulturas de um cemitério ortodoxo em Rafah, região habitada tanto por judeus como por muçulmanos, afirmou à AFP o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld. Os pneus de cinco veículos estacionados nas proximidades também foram apreendidos, acrescentou o representante da polícia, explicando que “aparentemente o crime ocorreu à noite”.

Pichações e insultos anticristãos em hebraico haviam aparecido em maio na parede da igreja da Dormição, uma das principais de Jerusalém. Esse tinha sido o último de uma série de atos de vandalismo contra cristãos.

Colonos extremistas e ativistas de extrema direita atacam lugares de cultos muçulmanos e cristãos e se opõem a palestinos e árabes israelenses, militantes pacifistas israelenses e ao exército, assim como combatem decisões do governo que consideram hostis aos seus interesses.

Apesar da condenação sistemática desses atos por parte das autoridades de Israel, seus autores raramente são presos ou muito menos processados.


Nota: Não são apenas os extremistas que hostilizam cristãos por lá. Em 2011, o programa de TV Toffee Ve-Ha Gorillah desrespeitou Jesus Cristo num episódio em que um fantoche de macaco foi crucificado (confira aqui). No diálogo com o macaco, a apresentadora (cujos trajes deixam claro não se tratar de uma ortodoxa) diz que Jesus era inimigo do povo judeu. Depois de “pregado”, o macaco diz: “Meu Deus, por que me abandonaste?” Ao que a apresentadora responde: “Você é um nazista, Yeshu, você é um nazista.” São situações lamentáveis essas, que só alimentam o espírito de intolerância e ódio.[MB]