terça-feira, julho 23, 2013

Reino Unido proibirá pornografia que simula estupro

Todos os lares do Reino Unido terão o acesso a sites de pornografia bloqueados por seu provedor de internet, a menos que escolham acessá-los, segundo anúncio que o primeiro-ministro, David Cameron, fará em breve. Além disso, Cameron tornará ilegal a posse de pornografia online mostrando imitações de estupro, colocando Inglaterra e País de Gales em linha com a Escócia, onde já havia legislação nesse sentido. O ministro adiantou as medidas em uma entrevista à BBC neste domingo. Em discurso, o primeiro-ministro afirmará que o acesso à pornografia online está “corroendo a infância”. As medidas serão aplicadas para clientes existentes e novos dos provedores - e caberá a estes aplicar as barreiras. Filtros serão ativados automaticamente para todos os novos clientes, embora eles possam optar por desligá-los. Milhões de usuários de computadores serão contatados pelos seus provedores de internet e informarão se querem ativar filtros para evitar que seus filhos acessem material inadequado.

“Eu quero falar do impacto da internet sobre a inocência de nossas crianças e sobre como a pornografia online está corroendo a infância... E como, nos cantos mais escuros da internet, há coisas acontecendo que são um perigo direto para os nossos filhos, o que deve ser erradicado. [...] Não estou fazendo este discurso por moralismo ou alarmismo, mas porque sinto, profundamente, como político e como pai, que o tempo para a ação chegou. Isto é, simplesmente, proteger os nossos filhos e sua inocência.”

Cameron anunciará que a posse de pornografia online retratando estupro será considerada ilegal. Ele também pedirá que páginas de alerta apareçam quando as pessoas tentarem procurar conteúdo ilegal.

A legislação em vigor apenas proíbe a publicação - em papel - de representações pornográficas de estupro, e não a posse.

A iniciativa foi bem recebida por grupos e acadêmicos que fazem campanha pela proibição do “estupro pornô” de mulheres. Holly Dustin, diretora da ONG End Violence Against Women Coalition, disse que o grupo estava “encantado”.

“A coligação do governo se comprometeu a evitar o abuso de mulheres e meninas. E, para isso, é fundamental enfrentar uma cultura que glorifica o abuso”, disse ela. “O próximo passo é trabalhar com especialistas para garantir a elaboração cuidadosa da lei e um financiamento adequado para garantir que a lei seja cumprida integralmente.”


Nota: Na verdade, conforme profissionais que atuaram no meio (confira aqui e aqui), a pornografia em si é um tipo de violência, envolvendo ou não estupro, e, como tal, acaba também estimulando a violência e uma visão distorcida do sexo e da mulher. Por isso mesmo, a pornografia de qualquer tipo deveria ser proibida ou restringida ao máximo. Alguns se saem com a desculpa de que tal tipo de restrição agride direitos individuais e a liberdade “artística”. Mas e quando esses “direitos” agridem os direitos dos pais de terem seu lar livre desse lixo, por exemplo? Espero que esse tipo de lei chegue também ao Brasil, onde a cultura da humilhação feminina e do estupro existe há um bom tempo, infelizmente (a julgar pelas campanhas abaixo).[MB]

No ano passado, a Nova Schin levou ao ar uma propaganda em que um grupo de amigos bebe na praia e imagina como seria ter invisibilidade. Na imaginação libidinosa deles, o que fazem? Passam a mão em mulheres no mar, agridem um rapaz e entram num vestiário feminino de onde as mulheres fogem apavoradas. E o “clima” do comercial é de puro humor!

Outro exemplo de marketing infeliz foi produzido pela marca de preservativos Prudence. Num dos itens que, segundo os marqueteiros, promove queima de calorias, está escrito: “Tirando a roupa dela, sem o consentimento dela.” Sexo sem consentimento, se é que os produtores da propaganda infeliz não sabem, é estupro.




Mais um: a Pepsi também deu sua contribuição ao tema com uma propaganda de muito mau gosto. Um salva-vidas, em troca de uma latinha da bebida, “entrega” para um tarado uma moça desacordada.


Finalmente: anos atrás, a famosa marca Dolce & Gabbanna veiculou a foto acima, que é autoexplicativamente infeliz. E certa empresa lançou as infames camisetas com a “fórmula do amor”, segundo a qual, é necessário embebedar a mulher para tê-la. Quando será que vão proibir esse tipo de baixaria? E quando será que as pessoas vão parar de rir de piadas sem graça?