terça-feira, agosto 20, 2013

Cientistas americanos desenvolvem robôs insetos

Cientistas americanos desenvolveram minúsculos robôs com asas, inspirados nas moscas, que poderiam algum dia ajudar a polinizar cultivos ou na busca por sobreviventes de desmoronamentos, assim que puderem voar de forma autônoma. Os protótipos, desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Harvard, pesam 80 miligramas e conseguiram fazer curtos voos controlados ao agitar as asas mecânicas, enquanto ainda presas a um minúsculo cabo de controle, noticiou a [...] revista Science. Os robôs, do tamanho de uma moeda, exibem duas asas finas que se agitam 120 vezes por segundo. Voos de teste demonstraram que eles são capazes de executar manobras básicas, inclusive pairar no mesmo lugar por dez segundos antes de cair. Especialistas estão estudando moscas reais em busca de pistas para melhorar o desempenho dos robôs. “As moscas realizam algumas das mais incríveis acrobacias na natureza usando apenas cérebros minúsculos”, disse Sawyer Fuller, pesquisador de pós-doutorado e co-autor do estudo. “Suas capacidades excedem o que nós podemos fazer com o nosso robô, portanto gostaríamos de entender melhor sua biologia e aplicá-la ao nosso trabalho”, acrescentou.

O processo de fazer os robôs voarem levou 12 anos, explicou Robert Wood, principal pesquisador e professor da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard. “É só realmente por causa desses avanços recentes do laboratório em manufatura, materiais e desenho que nós conseguimos tentar isso. E funcionou particularmente bem”, emendou.

O cabo de eletricidade precisa ser mantido até que soluções sejam encontradas para uma célula de combustível portátil de alta densidade energética, forte o suficiente e leve o bastante para sustentar um voo independente, afirmaram os cientistas. (Terra)

Nota: Doze anos de muita pesquisa e muito dinheiro gasto e os cientistas inteligentes ainda não conseguiram imitar o voo de uma “simples” mosca; e ainda querem que acreditemos que o voo dos insetos (que "evoluiu" também em aves, mamíferos e répteis) é resultado de evolução cega...[MB]