domingo, agosto 18, 2013

Eles queriam a verdade a qualquer custo

Conheci Oscar Romero e Elias Romero, pai e filho, hoje, na hora do almoço, aqui na Universidade Adventista do Chile (Unach), em Chillán. Quando meus amigos brasileiros e eu puxamos assunto com os dois chilenos, ficamos sabendo da história deles – uma história de sinceridade, coragem e dedicação a Deus. Oscar tem 52 anos e era pastor de uma igreja pentecostal em Santiago. No ano passado, os dois começaram a estudar mais dedicadamente a Bíblia Sagrada e foram descobrindo algumas verdades que lhes chamaram a atenção, entre elas a doutrina do sábado. Quase ao mesmo tempo, a esposa de Oscar, descontente com o canal de TV evangélico que costumava assistir, resolveu procurar outra emissora e encontrou a TV adventista Nuevo Tiempo. Gostou muito da programação e foi contando para o marido e para os filhos o que ia descobrindo por meio da TV. As verdades “coincidiram”.

Oscar foi conversar com o bispo de sua igreja e fez perguntas sobre vários assuntos, entre os quais o quarto mandamento da lei de Deus. O bispo disse saber disso, mas que eles seguem uma tradição (a observância do domingo) e que deveriam continuar fazendo isso. Para Oscar, aquela foi uma resposta de Deus. Ele, os filhos e a esposa queriam fazer a vontade do Senhor, não seguir tradições humanas.

A família Romero fez contato com líderes da Igreja Adventista e um pastor foi designado para estudar a Bíblia com eles. Foram quatro meses de estudos intensivos, pois eles tinham sede da Palavra. A partir dali, não perdiam um encontro, treinamento, curso, enfim, qualquer programação da igreja em que pudessem aprender mais sobre a Bíblia (por esse motivo estavam no simpósio teológico em que os conheci).

Oscar e Elias partilharam suas descobertas com os membros de sua igreja e quase metade deles as aceitaram. Depois de algum tempo, mudaram a placa da congregação.

Elias tem 23 anos e me garantiu que no ano que vem vai começar o curso de Teologia na Unach. Ele me disse também que o bom adventista é como um “aluno aplicado aos estudos” e que muitos evangélicos são como “alunos relapsos” que não estudam a Bíblia, confiam muito em seus líderes e em seus sentimentos. “Quando Jesus voltar, quero estar aprovado”, disse sorrindo, feliz e entusiasmado com a nova antiga verdade que descobriu nas páginas sagradas e grato por ter encontrado os cristãos que procuram praticar essa verdade.

Depois dessa conversa, fomos para baixo de uma árvore, fizemos uma oração e tiramos algumas fotos.

É muito bem ver como Deus tem chamado Seus filhos sinceros em todas as congregações e em todos os países. O desejo de Jesus continua sendo que haja um só rebanho em torno da única verdade (João 10:16).

Michelson Borges

Oscar e Elias com os novos amigos: Pr. Alceu, eu, Pr. Diogo e Pr. Vinícius