sexta-feira, novembro 01, 2013

IURD fará oração pela “alma dos mortos”

Folheto divulga heresia antibíblica
Sinceramente, quando penso que já havia visto de tudo, sou surpreendido por mais uma heresia “iurdiana”. Pois é, no blog de um dos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus é possível encontrar um convite à oração pelos mortos (veja aqui). 496 anos depois da Reforma Protestante, uma igreja dita “evangélica” comete a aberração de interceder pelos defuntos.

Prezado amigo, infelizmente, essa equivocada doutrina católica está ganhando adeptos entre os evangélicos, que por desconhecerem as doutrinas fundamentais das Escrituras comportam-se de forma absolutamente antagônica ao ensino bíblico.

A prática de orar pelos defuntos teve início por volta do 5º século d.C., quando a igreja passou a dedicar um dia específico do ano para rezar pelos seus mortos. No entanto, o culto de finados somente seria instituído na França, no século X, através de um abade beneditino de nome Cluny. Um século depois, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram aos fiéis a dedicar um dia inteiro aos mortos. Já no século XIII, o dia de rezar pelos finados finalmente começou a ser celebrado em 2 de novembro. Essa data foi definida por ser um dia depois da comemoração da Festa de Todos os Santos, em que se celebrava a morte de todos os que faleceram em estado de graça e que por algum motivo não foram canonizados.

Caro leitor, a Bíblia é absolutamente clara ao afirmar que após a morte só nos resta o juízo. Ensina, também, que toda e qualquer decisão por Cristo só pode ser tomada em vida, o que, por conseguinte, nos leva a entender que não existe fundamento teológico para interceder a favor dos mortos.

Para os católicos romanos, a referência bíblica que fundamenta essa prática encontra-se em 2 Macabeus 12:44. Entretanto, nós protestantes, não reconhecemos a canonicidade desse livro, nem tampouco a legitimidade dessa doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas e, sim, às doutrinas das Sagradas Escrituras.

Segundo a interpretação protestante, a Bíblia nos diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus, e que essa fé seja declarada durante sua vida na Terra (Hebreus 7:24-27; Atos 4:12; 1 João 1:7-10), e que, após a morte, a pessoa passa diretamente [sic] pelo juízo (Hebreus 9:27). Vivos e mortos não podem se comunicar de maneira alguma [Eclesiastes 9:5, 6].

Ora, do ponto de vista bíblico, é inaceitável acreditar que os mortos estejam no purgatório ou no limbo aguardando uma segunda oportunidade para a salvação. Em hipótese alguma, nós, como cristãos, devemos celebrar ou participar de culto aos mortos, antes, pelo contrário, fomos e somos chamados a anunciar aos vivos a vida que somente podemos experimentar em Cristo Jesus. Pense nisso!


Para saber mais o que acontece quando alguém morre, clique aqui.