sexta-feira, novembro 15, 2013

Jogador adventista abre mão de carreira internacional

Brasileirão Série D 2013
O jogador roraimense Vicente Thomaz, de 23 anos, teve a oportunidade que muitos atletas brasileiros gostariam de ter: recebeu uma proposta para jogar em um time profissional, o Al-Tadhamo, do Kuwait, mas foi dispensado após somente duas semanas no clube. A dispensa foi por causa da religião que não permite ao zagueiro trabalhar ou fazer qualquer atividade do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado. De acordo com Thomaz, alguns clubes em que já trabalhou entendem a situação, mas outros não. “Alguns clubes em que já trabalhei desde que me converti adventista entendem que não posso jogar na sexta à noite e aos sábados até um determinado horário, mas, infelizmente, o Al-Tadhamo não compreendeu minha situação”, conta o atleta.

O zagueiro joga profissionalmente desde os 17 anos. Em 2008 atuou fora do estado, no time do Bom Sucesso e depois no Boa Vista, ambos do Rio de Janeiro. Em 2010, jogou pela primeira vez fora do país, passou uma temporada de um ano no time do Qatar, Al-Markhiya. Em Boa Vista, já trabalhou no São Raimundo-RR, Roraima, Baré, Real e Náutico-RR.

Atualmente o atleta está participando de uma competição municipal, o Seletivo de Boa Vista, com times da liga amadora de futebol. O técnico do time Motoclube, Zenóbio Filho, criou uma alternativa para não deixar de escalar o zagueiro aos sábados. “Vamos disputar a final do Seletivo neste sábado (9) a partir das 17h e já vou montar a equipe contando que o Vicente vai poder entrar somente no segundo tempo. Eu respeito muito a religião de todos e, como o considero um jogador muito bom, um dos melhores do estado no momento, tento adequar o time a essa situação, mas está dando tudo certo. Quando ele entra dá show”, afirma o técnico.

Vicente é adventista há três anos
O adventismo só entrou na vida do jogador há três anos através de um amigo, quando retornou a Roraima após a temporada no Qatar. Vicente conta que a família é católica, mas não se opõe a escolha dele.

Quanto ao futuro no esporte, Thomaz fala que sempre quis viver do futebol, mas afirma que agora tem outras prioridades. Uma delas é a faculdade de Educação Física, que está cursando no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). “Já tive algumas boas oportunidades, mas não vou mais atrás. Se tiver que acontecer alguma coisa, algum time grande que queira me contratar, vai acontecer. Não vou ficar ansioso com isso, estou convicto da minha decisão. Agora quero focar na minha faculdade”, diz o jogador.