sexta-feira, novembro 01, 2013

Vaticano e EUA: convergência para ação comum

Francisco e o embaixador Hackett
O novo embaixador dos Estados Unidos no Vaticano, Ken Hackett, apresentou suas credenciais diplomáticas ao papa Francisco, agora que assumiu o cargo junto à Santa Sé. De acordo com a notícia publicada no American Catholic, Hackett proferiu algumas afirmações do maior interesse, principalmente tendo em conta as aparentemente reconhecidas divergências de opinião e posição que têm havido entre a administração Obama e o Vaticano, ao longo dos últimos anos. A notícia inclui alguns excertos que parecem bem importantes. Eis alguns exemplos, atribuídos ao novo representante norte-americano na Santa Sé: “O embaixador destacou a importância das relações diplomáticas entre os EUA e o Vaticano, e disse que o papa Francisco, no seu curto pontificado, já aumentou o prestígio e a influência da Santa Sé.”

“A popularidade mundial estratosférica do papa Francisco promete aumentar a influência internacional do Vaticano, tornando-o um parceiro diplomático dos Estados Unidos ainda mais valioso.”

“Com a sua ‘atenção para a simplicidade, a humildade e o foco no indivíduo’, o papa está oferecendo um ‘novo sentido do que significa ser um cristão’, que inspirou católicos e não católicos em todo o mundo e revestiu a igreja com melhor reconhecimento do que tinha beneficiado em pelo menos uma década.”

“‘Eu acredito que se nos movermos no ritmo atual e no estilo atual do papa Francisco, daqui a 24 meses ele vai representar uma força muito poderosa no mundo’, disse Hackett. ‘Ele estará de volta aos dias em que João Paulo II estava lidando com os problemas na Polônia. A União Europeia como um governo, provavelmente não será capaz de pensar sobre uma questão importante de paz ou de desenvolvimento humano sem perguntar ‘Qual a posição do Santo Pai sobre isso?’”

“Hackett disse [que o] seu papel é o de mostrar a Washington e ao Vaticano onde é que suas opiniões convergem como base para a ação comum, perguntando: ‘Onde é que vamos encontrar aqui o entrosamento, e como podemos seguir em frente?’”

Convergência, ação comum, entrosamento. Aguardemos para ver como isso vai se materializar...