segunda-feira, dezembro 09, 2013

Salário em cerveja e baixaria para crianças na TV

Projeto tem apoio do governo
Depois de mais de uma década desempregado por causa de uma lesão nas costas e alcoolismo crônico, Fred Schiphorst finalmente conseguiu um emprego. Ele se levanta às 5h30, caminha com seu cachorro e, em seguida, começa a limpar o lixo das ruas do leste de Amsterdam. “Eu não tenho orgulho de ser um alcoólatra, mas eu tenho orgulho de ter um emprego novamente”, afirma Schiphorst, de 60 anos, que antes trabalhava na construção civil. Sua jornada de trabalho começa infalivelmente às 9 horas - com duas latas de cerveja, um pré-pagamento de um salário pago principalmente em álcool. Ele recebe mais duas latas no almoço e, em seguida, uma outra lata ou, se tudo correr bem, duas para terminar um dia produtivo. Schiphorst é um dos beneficiários de um programa incomum financiado pelo governo para tirar os alcoólatras das ruas, pagando-lhes em cerveja para escolher o lixo.

O programa, iniciado no ano passado pela Fundação Arco-Íris, uma organização privada, mas principalmente financiado pelo governo que ajuda os sem-teto, toxicodependentes e alcoólicos, é tão popular que há uma longa lista de espera de alcoólatras crônicos ansiosos para se juntar às equipes de limpeza movidos a cerveja. Um dos defensores mais entusiastas do projeto é Fátima Elatik, prefeita do distrito leste de Amsterdam. Como um muçulmano praticante que usa um lenço na cabeça, ela pessoalmente desaprova o álcool, mas diz que acredita que os alcoólatras ‘não podem ser jogados no ostracismo’. “É melhor dar-lhes algo para fazer e restringir seu consumo de álcool para uma quantidade limitada de cerveja do que deixá-los sem emprego e consumindo destilados baratos”, afirma.

Membros conservadores da Câmara de Amsterdam ridicularizam o que eles chamam de “projeto de cerveja”. Consideram um desperdício de dinheiro do governo e uma extensão equivocada de uma cultura de tolerância, que já fez da cidade uma meca para os usuários de maconha. Hans Wijnands, o diretor da Fundação Arco-Íris, rejeita as críticas como arrogância política.

Adesão. A ideia de fornecer cerveja em troca de trabalho aos alcoólatras, segundo ele, surgiu primeiro no Canadá. Amsterdam tem agora três distritos que colocam o projeto em prática e um quarto discute seguir o exemplo. Outras cidades holandesas estão olhando para a ideia com simpatia.


Programa "educativo" impróprio
Como parte de sua ofensiva de criticar a decadência ocidental, a TV estatal da Rússia denunciou no último dia 1º de dezembro Biss och Kajs (“Xixi e Cocô”, em sueco), programa infantil de TV da Suécia. Segundo Dmitriy Kiselev, âncora da Rossiya 1, as imagens, que mostram personagens em forma de cocô, xixi e até órgãos sexuais, exemplificam a decadência ocidental. O programa infantil, veiculado pela TV estatal sueca SVT, supostamente quer apenas ensinar as diferentes funções do corpo às crianças. As explicações fisiológicas são normalmente animadas com números musicais da “Orquestra Bunda” (bundas vestidas com chapéus, óculos e gravatas) e personagens em forma de órgãos sexuais.

Kiselev disse o óbvio ao atacar o imoral programa da TV estatal sueca: na Suécia “tem havido um forte aumento no número de abortos por menores de idade, a prática sexual é precoce – começa aos nove anos de idade. Aí estão os valores europeus em toda a sua glória”.

Ao “noticiar” sobre esse episódio, a BBC de Londres atacou a TV estatal russa por “politizar” o assunto, e nada viu de sórdido e anormal no programa da TV estatal sueca dirigido ao público infantil. Seja lá qual for a motivação política da denúncia da TV russa, o fato é que o que o governo da Suécia está fazendo contra as crianças da Suécia por meio de sua televisão deveria ser denunciado por todas as mídias de todos os países.

O âncora russo ficou famoso no Ocidente nos últimos meses por suas declarações contra o homossexualismo. Ele também é um dos muitos apresentadores da Rossiya 1 que frequentemente chamam a Europa de “Eurosodoma” – em alusão às cidades de Sodoma e Gomorra, destruídas, segundo a Bíblia, devido à prática de atos homossexuais imorais.

(Julio Severo, com informações da BBC)

Nota: Álcool para alcoólicos, excrementos e sexo para crianças. E ainda há gente que acha que devemos imitar os traços decadentes da cultura europeia e do leste/norte europeu. O que mais podemos esperar de uma mentalidade pós-cristã que abriu mão dos valores e princípios que deram estabilidade à nossa civilização por tanto tempo? [MB]