terça-feira, fevereiro 11, 2014

Criada a primeira célula funcional feita de plástico

Até cópia precisa de design inteligente
Os cientistas têm se esforçado para criar vida artificial, conseguindo produzir paredes celulares e até mesmo DNA sintético. Agora, uma equipe de químicos conseguiu produzir uma célula funcional feita de polímeros. É a primeira célula eucariótica a ser feita de plástico. Ela contém um núcleo e outras subunidades conhecidas como organelas dentro da sua membrana. As células eucarióticas são os blocos fundamentais de toda a vida complexa, tornando-se plantas e animais, e suas organelas permitem que desempenhem funções especializadas que variam de célula para célula. Utilizando uma gota de água como uma estrutura de base, os pesquisadores da Universidade de Radboud, em Nijmegen, na Holanda, inseriram pequenas esferas de poliestireno cheias de enzimas para ocupar o papel de núcleo e de organelas. Então, encapsularam todo esse material com um revestimento de polímero no lugar de uma parede celular.

O resultado é uma estrutura compartimentada, que se assemelha a uma célula real. Resultados similares foram obtidos usando lipídeos antes, mas essas células à base de polímeros são mais resistentes.

Pode não soar como algo muito importante, porém, essa é uma grande conquista, não apenas para a biologia sintética, mas também para a química. Como as células são tão incrivelmente eficientes na execução de processos químicos, a esperança é de que empreendimentos como esse permitirão que os químicos desenvolvam técnicas novas, de pequena escala, que poderiam ser usados ​​para conduzir tudo, desde fotossíntese artificial até a produção de biocombustíveis.


Nota: Prezado ouvinte, note que os pesquisadores partem de algo já existente (as enzimas) e copiam as funções de uma célula verdadeira. Usam muita inteligência para simplesmente copiar estruturas e funções que muitos deles dizem terem surgido por acaso. A célula de plástico é, sem dúvida, uma grande conquista científica, mas note que ela não é capaz nem de se multiplicar, como as células verdadeiras. Na verdade, as artificiais são incapazes de fazer milhares de outras coisas que as células vivas fazem a cada instante, e são desprovidas das máquinas moleculares que tornam as células verdadeiras fábricas replicantes que funcionam com muita informação complexa e específica. Como já disse antes, se Deus cobrasse royalties de Suas invenções, o ser humano estaria falido. [MB]