quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Encontradas pegadas humanas mais antigas fora da África

Pés iguais aos nossos
Pegadas deixadas por humanos há 800 mil anos [segundo a cronologia evolucionista] foram encontradas na Inglaterra, nos rastros mais antigos de passos humanos já descobertos fora do continente africano, anunciou nesta sexta-feira (7) uma equipe de pesquisadores. Essas pegadas de adultos e crianças foram encontradas à beira-mar em Happisburgh, no lodo de um antigo estuário. Atualmente, existem apenas dois locais onde foram encontradas pegadas mais antigas, e ambos estão na África: em Laetoli, Tanzânia, onde foram encontrados rastros de 3,5 milhões de anos [idem], e em Koobi Fora, no Quênia, onde os rastros datam de 1,5 milhão de anos atrás [idem]. “É uma descoberta excepcionalmente rara”, destacou Nick Ashton do British Museum, que realizou as buscas em cooperação com o Museu de História Nacional e a Universidade Queen Mary de Londres. A mesma equipe já havia encontrado pedras talhadas e fósseis de mamutes nesse local, há vários anos.

Os pesquisadores descobriram pegadas durante a maré baixa e se apressaram em fotografá-las, antes que o mar as apagasse. Depois reconstituíram as imagens em 3D e conseguiram identificar que eram de adultos, além de algumas menores, que provavelmente pertenciam a crianças.

“É claramente uma célula familiar, em vez de um grupo de caçadores”, declarou Ashton, que considera que esses ancestrais mediam entre 90 cm e mais de 1,70 metro. No entanto, não se sabe a identidade exata dos humanos que deixaram essas pegadas.

Eles podem estar relacionados a um povo de um período semelhante encontrado em Atapuerca, na Espanha, relacionado à espécie Homo antecessor, ou o “homem pioneiro”, disse Chris Stringer, do Museu de História Natural. “Essas pessoas tinham uma altura parecida com a nossa e eram totalmente bípedes”, disse.

O Homo antecessor, aparentemente extinto na Europa há 600 mil anos [idem], talvez tenha sido substituído pela espécie Homo heidelbergensis, seguida pelos Neanderthais, de cerca de 400 mil anos atrás [idem], e pelos humanos modernos, que povoaram a Terra há por volta de 40 mil anos [idem].


Nota: Terão que reescrever a história da presença humana na Inglaterra. Pegadas de quase (supostos) um milhão de anos e os pés são idênticos aos nossos... O resto é especulação pura e simples. [MB]

Leia também: "Pegada pode mudar teoria da evolução"