quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Tribos africanas possuem parte de DNA europeu

Povo khoisan
As tribos de caçadores-coletores que vivem no sul da África costumam ser vistas como uma espécie de modelo quase intacto dos primeiros Homo sapiens, relativamente isoladas desde que a nossa espécie surgiu há mais de 100 mil anos [segundo a cronologia e a hipótese evolucionista]. Daí a surpresa que vem dos dados de uma nova pesquisa: parte do DNA dessas tribos lembra muito o de... italianos e espanhóis. E, ao que tudo indica, a mistura genética aconteceu há mais de mil anos, muito antes de os europeus chegarem à região, a partir do século 15. A pesquisa foi publicada na revista científica PNASOs cientistas comparam trechos do DNA de mais de mil pessoas, pertencentes a 75 populações diferentes mundo afora, entre as quais 15 tribos khoisan, como são conhecidos os caçadores e pastores do sul da África. Após analisar os dados, os pesquisadores verificaram a presença de variantes genéticas de origem eurasiático-ocidental. Trocando em miúdos: derivados da mesma população que originou os europeus e os povos do Oriente Médio. Um dos grupos khoisan parece ter herdado 14% de seus genes desse grupo.

A explicação para o mistério parece estar em outros povos da África. Entre certos grupos etíopes, por exemplo, esse mesmo componente genético parece corresponder a 50% do DNA, e com uma origem bem mais antiga, com cerca de 3.000 anos.

Daí o cenário proposto pela equipe: grupos do Oriente Médio teriam primeiro chegado ao leste da África e se misturado à população local. Mais tarde, descendentes miscigenados desse grupo teriam partido rumo ao sul do continente, daí a menor proporção de genes eurasiáticos ao longo do tempo. A semelhança com italianos e espanhóis seria explicada pelos ancestrais comuns de ambas as populações. [Essa é uma possível explicação. Outra poderia ser que todos proviemos de um mesmo ancestral comum: Adão. – MB]